sábado, 9 de setembro de 2017

AL ; Linha 041 completa 27 anos de operação.



 A Linha FEITOSA / CENTRO está de aniversário, a FEITOSÃO como era conhecida , recebeu este nome para se diferenciar de outra linha que servia a localidade. A linha foi criada no dia 08 de Setembro de 1990 , foi criada principalmente para atender aos moradores do Bairro do Feitosa que queriam ir até o centro de Maceió.

A Linha teve inicio na manhã de sábado , na véspera era visto um carro de som pelas ruas do Bairro anunciando a linha FEITOSA / CENTRO via FAROL iria entrar em circulação , também neste mesmo carro era distribuídos mapinhas fornecidos pela SMTU , hoje SMTT. A AUTO VIAÇÃO NOSSA SENHORA DA PIEDADE, PIEDADE , disponibilizou para esta linha 5 carros, de números ; 4010, 4020, 4030, 4080 e 4090.

O 4010 e o 4020 eram dois belíssimos monoblocos Mercedes Benz 0-371, 0 Km, com motor traseiro, que foram adquiridos especialmente para estrearem nesta linha, já o 4030, o 4080 e o  4090 eram três Caio Amélia, já utilizados pela Extinta AUTO VIAÇÃO RIO NEGRO, que teve a maioria de seus carros adquiridos pela Piedade e repintados com a pintura Branco e Vinho com as letras do nome PIEDADE na cor preta, pintura padrão naquela época.

ANTIGA PINTURA DA PIEDADE

Com o passar do tempo a linha 5060, código este que era utilizado, teve três terminais em lugares diferentes, o Primeiro terminal foi na Praça Nossa Senhora de Fátima, enfrente à Igreja de mesmo nome, alguns anos depois o terminal passou a ser no Conjunto Iguaçu, no Jacintinho, saindo assim do Bairro do Feitosa. Por volta de 1998 ou 1999, o Terminal muda de local mais uma vez, passando a ser nas Piabas, por trás da Delegacia de Roubos e Furtos, também no Jacintinho.

ANTIGO TERMINAL NO JACINTINHO

A o código que ela usava,5060, foi mudado em 1995, passando a ser 041 - FEITOSA - CENTRO / PIABAS / FAROL.

Em alguns horários a linha era estendida até ao CEPA ( Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas ) e também conhecido como CEAGB ( Centro Educacional Antônio Gomes de Barros ), para atender os alunos que ali estudavam.



Ah ! voltando a falar sobre as mudanças de terminais, atualmente o Terminal saiu das Piabas, no jacintinho, para o Terminal de Cruz das Almas, passando a atender a um grande shopping da região, o Parque Shopping.


TERMINAL DE CRUZ DAS ALMAS

FONTE : www.facebook.com/ ônibus Antigos de Maceió
FOTOS : Sérgio José
DESENHO  : Mailson Amâncio / Diego Capella

Nenhum comentário: