terça-feira, 30 de agosto de 2016

Cinco Novos ônibus Reforçam Linha Na parte Alta de Maceió.

Cinco Novos ônibus Reforçam Linha no Benedito Bentes.


A linha 048 (Benedito Bentes/Centro via Josepha de Mello) recebeu reforço de cinco novos ônibus zero quilômetro. Conforme determinação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, os novos coletivos da Viação Real Alagoas integram a frota em substituição aos ônibus mais antigos, seguindo as normas estabelecidas pela Licitação do Transporte Público.
A mudança também ocorreu na integração temporal dentro do bairro, com a implantação de linhas alimentadoras que saem dos conjuntos habitacionais próximos e seguem para a troca de ônibus das linhas troncais no terminal de integração do Benedito Bentes e mais recentemente no do Salvador Lyra.
“Desta forma, o sistema ganhou dinamicidade com mais viagens aos principais destinos e uma melhor distribuição da frota. Os usuários têm uma oferta de mais linhas pagando somente uma única passagem com a integração entre linhas que se cruzam no mesmo destino de direção”, explicou o superintendente da SMTT/Maceió, Dário César Barbosa.
Atualmente o bairro do Benedito Bentes possui 123 ônibus coletivos distribuídos em 24 linhas, que fazem um total de 1.327 viagens por dia. Ao todo já são 75 ônibus novos em circulação em Maceió e mais 20 novos ônibus estão previstos para chegarem em meados de agosto.
Informações  :  ASCOM SMTT
Fonte :  reportermaceio.com

Volare , 18 Anos de História.

Volare Comemorou 18 Anos Com 60 Mil ônibus Já Produzidos.

A Volare, uma unidade de produção do Grupo Marcopolo, é líder brasileira na produção de veículos leves para o transporte de passageiros, comemorou no dia 8 de junho, 18 anos de atividades. Para celebrar a data, a fabricante comemora a chegada dessa data juntamente com seus colaboradores. 


Segundo Gelson Zardo, diretor-geral, a Volare nasceu como um modelo leve para o transporte de pessoas e se transformou numa montadora de uma linha completa de veículos e uma unidade de negócios da Marcopolo. “Acreditamos no sucesso desta ideia e o diferencial humano foi fundamental para chegarmos onde estamos. Hoje, oferecemos uma gama completa de produtos para os segmentos de turismo e fretamento, escolar, urbano e rodoviário. Nada mais justo do que agradecer àqueles que colaboraram e colaboram para o crescimento da companhia”, analisa o executivo. 

A mais recente novidade da marca foi o lançamento do modelo Volare Cinco. O veículo tem concepção inovadora e foi desenvolvido de dentro para fora, ou seja, dos ocupantes para o restante. Em primeiro lugar, todos os atributos para tornar ideal o transporte de passageiros, com padrão único de conforto, ergonomia, segurança, mobilidade interna e conveniência.

Com informações : Fortalbus
Fonte  :  onibusdaparaiba.com


Em maceió Eventos Podem Solicitar parada Móvel Para ônibus .

Saiba como Solicitar um Ponto Móvel Para Eventos Culturais.


Desde o início de agosto, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió tem dado continuidade à implantação temporária de pontos móveis de parada de ônibus. A ação tem como objetivo fazer com que os usuários do transporte coletivo tenham acesso aos centros culturais da cidade, sobretudo quando não existirem pontos de parada de ônibus nas proximidades destes espaços.
“Quem mora em regiões distantes consegue ter mais tranquilidade nos momentos de lazer, mesmo durante a noite, sabendo que pode descer próximo ao local do evento”, destaca a coordenadora de Projetos de Transportes da SMTT, Carla Mendes.

Para solicitar a colocação de pontos móveis durante eventos culturais, é necessária a abertura de requerimento, com pelo menos um mês de antecedência, no setor de protocolo do órgão localizado em sua sede no Tabuleiro do Martins. Ciente da demanda, a SMTT enviará comunicado às empresas de ônibus sobre o evento e a existência de placas de parada de ônibus móveis para o embarque e desembarque de passageiros perto do local da apresentação cultural.
Um dos locais onde tem ocorrido a implantação do ponto móvel é na Rua Barão de Alagoas, entre o Shopping Popular e o Sesc Centro. O ponto já funcionou temporariamente das 16h às 20h nos dias de eventos no teatro do Sesc.
Com Informações : Leonardo Araújo / Ascom SMTT
Fonte  : www.reportermaceio.com.br 

domingo, 28 de agosto de 2016

O 0314 da PB Rio.

O Veículo Pertenceu a uma Fazenda , que o Adquiriu Zero Quilômetro , e era Empregado no Fretamento da Mesma.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto : Josivandro Avelar
Fotos : Kristofer Oliveira


A mais recente aquisição da PB Rio, que roda há alguns meses na empresa, é o carro 0314. O veículo é um CAIO Apache S21, encarroçado sob o chassi OF-1418 da Mercedes-Benz.
Fabricado em 2004, o veículo ainda encontra-se emplacado em São João do Cariri, cidade situada na Região da Borborema, à 216 km de João Pessoa. O veículo pertenceu a uma fazenda, que o adquiriu zero quilômetro, e era empregado no fretamento da mesma.

O veículo possui característica de intercity, possuindo apenas uma porta pantográfica e janelas de padrão diferenciado. O veículo roda na linha João Pessoa X Alhandra via Mata Redonda, de característica semiurbana.

O Novo 0290 da São Jorge de João Pessoa.

O Carro Veio Reforçar a Frota das Linhas Sem Cobrador da Empresa.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto : Josivandro Avelar
Fotos : José Roberto / Walteir Mikael


A Viação São Jorge trouxe mais ônibus seminovos para renovar a frota da empresa. Em processo de implantação do padrão do Consórcio Navegantes, a empresa, que até então vinha renovando com CAIO, volta a trazer Marcopolo Torino.
O carro 0290 vem reforçar a frota das linhas sem cobrador da empresa, e é o primeiro ônibus da frota pessoense com modelo de dois vidros em cada janela, ao invés dos tradicionais quatro vidros em cada janela.
Encarroçado sob o chassi OF-1722M, da Mercedes-Benz, o novo 0290 da São Jorge foi fabricado em 2009, modelo 2010, e é oriundo da Viação União, de Duque de Caxias-RJ, onde operou com três numerações: DC 1.002, RJ 204.061 e RJ 204.170.
O ônibus possui duas portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes da marca Foca. Possui três letreiros eletrônicos de cor âmbar – frontal, auxiliar e lateral – da marca Dimelthoz – marca nunca antes utilizada pela São Jorge na frota municipal.
O padrão Navegantes ganhou outro detalhe no carro 0290; as três barras de cores azul, verde e vermelha presentes nas laterais e traseira do ônibus agora também estão presentes na dianteira. No mais, a empresa manteve o projeto inicial do padrão.

O novo 0290 substitui outro Torino, fabricado em 2007 e antigo RJ 133.114 da Expresso Real Rio, de Seropédica-RJ. Os Torinos ex-JAL com porta traseira adaptada começam a deixar de vez a frota da São Jorge, após a saída de vários da frota da 104 com a substituição pelos Vip II. Outros já haviam saído bem antes. Como estão entrando na frota sem cobrador, também começa o processo de substituição dos Torinos ex-Flores que rodam sem cobrador, a maioria já desgastada, substituindo-os por ônibus adaptados para cadeirantes.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Iveco Bus Ampliará suas opções de Micro ônibus.

Iveco Bus Ampliará Portfólio de ônibus com Novas encarroçadoras.


A Iveco Bus, divisão de ônibus da empresa, pretende ampliar as opções de micro-ônibus à venda. Depois do CityClass, desenvolvido em parceria com a Neobus, o WayClass e o GranClass, este dois com a Mascarello, a Iveco apresentará ainda em 2016 novos modelos de coletivos integrais (comercializados já com a carroceria e o chassi) criados em conjunto com encarroçadoras brasileiras. Entre as grandes fabricantes que ainda não possuem acordo produtivo com a Iveco estão Caio, Comil e Marcopolo.

Encarroçado pela Mascarello sobre o chassi 70C17, o mesmo do CityClass, os micro-ônibus WayClass são equipados com motor FPT 3.0 16v quatro cilindros de 170cv (cavalos) de potência e tem capacidade para 29 passageiros. 

A Daily de terceira geração mantém a estrutura clássica de chassis do modelo, com design da carroceria revisado e capacidade acrescida, com distância entre-eixos alongada, balanço traseiro encurtado e novas variações de 11, 18 e 20m³. Todas as versões de até 3,5 toneladas tem nova suspensão dianteira, que garantem melhor estabilidade, segundo a marca.

Com informações : Iveco
Fonte : www.unibusrn.com


A Nova Linha de Motores da Volkswagen / MAN.

Conheça a Nova Linha de Ônibus da Volks , com Motores MAN.


• VW 5.150 OD
Com um moderno motor Cummins ISF de 3,8 litros e sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de ARLA 32 (AdBlue), o modelo é ideal para o transporte escolar, shuttle de empresas de turismo e também em auto escola, como veículo para formação de condutores.
Características como eixo traseiro de rodado simples e alavanca de troca de marchas no painel, o colocam como potencial concorrente ao segmento hoje atendido por Vans porém com maior capacidade de passageiros (em média 30%), maior conforto e segurança.
Entre os aspectos que auxiliarão na produtividade do condutor, o modelo apresenta ainda novas propostas para o aumento do conforto do motorista, com a redução do esforço no acionamento das marchas e aspectos ergonômicos que visam reduzir a fadiga no dia-a-dia de trabalho.

• VW 8.160 OD

Ideal para aplicações fretamento e urbana de média densidade, com carrocerias que podem chegar a 8 metros de comprimento, o modelo conta com motor Cummins e sistema de pós tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de ARLA 32 (AdBlue).
Além do novo motor Cummins ISF de 3,8 litros, o novo lançamento oferece ainda caixa de transmissão ZF 5S 420 com alavanca de transmissão posicionada diretamente sobre a transmissão, o que garante maior durabilidade e maior conforto aos motoristas.
O modelo conta ainda com posicionamento de cockpit  desenvolvido para o motorista que exerce também a função de cobrador, além de melhorias em durabilidade e conforto, o que torna o veículo extremamente competitivo no segmento de microônibus.

• VW 9.160 OD / VW 9.160 OD Plus


Reconhecidamente a melhor opção do segmento, o modelo incorpora uma série de inovações. O novo motor Cummins ISF de 3,8 litros e sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de ARLA 32 (AdBlue), aliado a caixa de transmissão ZF 5S 420 de 5 marchas e as duas opções de
eixo traseiro garantem ao veículo atributos como robustez, durabilidade e flexibilidade.
O novo sistema de troca de marchas por cabos garante ao veículo maior precisão nos engates, menor esforço nas trocas de marchas e consequentemente maior ergonomia e conforto ao motorista.


O painel de instrumentos é totalmente novo e com layout mais agradável, o que proporciona maior harmonia com o painel desenvolvido pelos encarroçadores. Além disso, incorpora uma série de itens que suportam o motorista durante a operação.
O modelo 9.160 OD conta com entre eixo de 3900 mm, eixo traseiro Dana e PBT de 8.500 kg. Na versão Plus o veículo conta com entre eixo de 4300 mm, eixo traseiro Meritor e PBT de 9.200 kg.

• VW 15.190 OD

Ideal para o transporte urbano em linhas distribuidoras, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias, o Volksbus 15.190 OD passa a contar com um novo conjunto powertrain com excelente compromisso entre desempenho e custo operacional.
Equipado com motor MAN D08 de 4 cilindros, o motor apresenta moderna tecnologia afim de garantir a conformidade com o Proconve P7. Desenvolvido exclusivamente para a aplicação ônibus, o motor é equipado com dois estágios de sobrealimentação (2 turbocompressores), sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR, afim de oferecer excelente desempenho mesmo em baixas rotações.
Além da motorização, o modelo incoropora nova embreagem com 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de 6 velocidades com servo assistência e transmissão por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto.
Novas funcionalidades eletrônicas foram incorporadas ao veículo e o novo painel de instrumentos proporciona uma série de itens afim de suportar o motorista durante a operação.

• VW 17.230 OD

Desenvolvido para suportar as severas operações do transporte urbano e também como excelente solução ao serviço de fretamento, o novo Volksbus 17.230 OD alia a tecnologia de um motor MAN aplicado com sucesso em diversos lugares no mundo, a robustez e a confiabilidade já reconhecidos do modelo.
O motor MAN D08 de 4 cilindros com dois estágios de sobrealimentação (2 turbocompressores) e sistema de injeção Common Rail garantem torque e potência compatíveis com a operação. Com polia adicional de série e pacote de arrefecimento reposicionado, facilita o trabalho do encarroçador na instalação de carrocerias equipadas com ar condicionado.
Para atendimento do Proconve P7, o motor está equipado com tecnologia EGR, que garante melhor aproveitamento do espaço do chassi, já que não exige a instalação de tanque adicional, além de não interferir no encarroçamento do veículo.
O modelo ainda incoropora embreagem de maior diâmetro, com 395 mm de diâmetro, e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de 6 velocidades com servo assistência e transmissão por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto.
O modelo será oferecido também na versão V-Tronic, equipado com transmissão automatizada, com todos os atributos relacionados a custos operacionais já reconhecidos pelo mercado.
O Novo painel de instrumentos e as novas funcionalidades eletrônicas também foram incorporadas ao modelo. Através da ferramenta de diagnóstico VCO é possível a parametrização de algumas funções do motor, o que garante a otimização da operação para cada tipo de aplicação.

• VW 17.280 OT

Ideal para as aplicações de fretamento e rodoviário de curta distância, bem como aplicações urbanas com alta demanda de passageiros, seja para aplicação com piso normal ou mesmo piso baixo (Low Entry), o Volksbus 17.280 OT vem agora equipado com novo conjunto powertrain para atendimento a todos os tipos de aplicação.
O motor MAN D08 com 6,7 litros, 6 cilindros e 280 cavalos de potência conta com tecnologia de recirculação de gases de exaustão (EGR). Assim como no modelo 4 cilindros, o modelo conta com dois estágios de sobrealimentação (2 turbocompressores) e sistema de injeção Common Rail, que garantem excelente desempenho mesmo em baixas rotações.
A nova transmissão mecânica ZF 6S 1010 de 6 velocidades com servo assistência e transmissão por cabos, garante maior conforto ao motorista e maior durabilidade a todo o conjunto. Oferecemos também a caixa de transmissão automática ZF 6HP 502C e o modelo na versão V-Tronic, equipado com transmissão automatizada e com todos os atributos já reconhecidos pelo mercado.
Ideal para carrocerias de até 13,2 metros o modelo é oferecido com entre eixo de 6.000 mm na versão urbana (Piso Alto ou Piso Baixo) ou entre eixo de 3.000 mm para a aplicação fretamento, o que permite a instalação de bagageiro passante.

• VW 18.330 OT


Aproveitando toda a sinergia de desenvolvimento entre a MAN Latin America e a Cummins, a opção rodoviária vem equipada com motor Cummins ISL de 8,9 litros e 330 cavalos de potência, que trabalha com tecnologia SCR e utiliza ARLA 32 (AdBlue) para atender os limites de emissões do PROCONVE P7.
Conta com caixa de transmissão Eaton FSBO 9406 AE com servo assistência, o que garante facilidade nas trocas de marchas e maior conforto ao motorista.
O modelo apresenta ainda retarder Voith VR 123 como opção, o que garante maior durabilidade ao sistema de freios e maior segurança em aplicações com alta exigência do sistema de freios.
O desenvolvimento de diversos outros componentes do trem de força focados no aumento de durabilidade, como cardan e eixo diferencial, fazem desse modelo um dos mais robustos da categoria.
A eletrônica embarcada, marca dessa nova linha, está presente em diversos aspectos do desenvolvimento. O design do novo painel beneficia a egonomia e os novos indicadores permitem o controle mais eficiente das funções do veículo. De forma mais discreta, novas funcionalidades auxiliam na forma adequada de condução e controle.
O condutor foi beneficiado com a implementação de itens como mudança de marchas por cabos e transmissão servo-assistida, para o conforto e redução de fadiga em condições de operação.

• VW 26.330 OTA


Com um protótipo apresentado à imprensa especializada em novembro de 2010 durante a feira Fetransrio no Rio de Janeiro (RJ), o Volksbus articulado apresenta não só as inovações tecnológicas comuns a todos os veículos da linha, mas inaugura um novo nicho de atuação para os chassis da marca.
Dotado de uma articulação leve, eficiente e de manutenção reduzida, com 18,6 metros de comprimento, o produto é uma solução de relação custo-benefício diferenciada, e acentuada produtividade, especialmente graças ao novo motor
Cummins ISL de 8,9 litros. A nova transmissão ZF Ecolife permite a programação de condições de rota de acordo com a aplicação, garantindo a previsibilidade da condução do veículo e aumento da durabilidade dos componentes.
Os detalhes construtivos e os intensos estudos de engenharia realizados oferecem a robustez necessária para aplicações de alto volume, como as dos corredores troncais e sistemas BRT.

Fonte : blogpontodeonibus.wordpress.com



quarta-feira, 24 de agosto de 2016

A Expresso Guanabara Não Pára.

A Guanabara não Pára; Novos ônibus para Novas Linhas.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto : Josivandro Avelar
Foto : Jovani Cecchin


A Guanabara não pára, ela continua se aquecendo para os novos roteiros ligando Fortaleza a Natal e Mossoró. Já estão a caminho mais Paradiso G7 1200 encarroçados no chassi O-500 RSD Bluetec5 da Mercedes-Benz.
Os ônibus vêm na configuração Genesis – executivo – e vieram sem numerações, mas com selo da ANTT, o que indica a utilização dos ônibus nas linhas interestaduais, já sinalizando que a renovação será para os novos roteiros conquistados pela Guanabara.
A empresa segue mantendo seu compromisso de investir na frota, considerada a mais moderna do Nordeste, e uma das mais novas do país.



terça-feira, 23 de agosto de 2016

Guanabara 524 , O último do Layout de 1996.

Guanabara 524 ; O Último Veículo do Layout de 1996 a ser Desativado.

Nesta edição o MOB vai falar deste que foi o último a ser desativado, dentre os carros pintados na padronização da Expresso Guanabara mais popular.


Ônibus de cor branca com faixas laterais em formas de flechas na cores vermelho e azul; esta se tornou a marca registrada da Guanabara adotada em definitivo no ano de 1996, e que mesmo após o fim deste layout em 2005, ate hoje é lembrada pelos busólogos e admiradores da empresa. O carro em questão possuía o prefixo 524.


Adquirido em 2005, o 524 fez parte de um lote de 15 veículos, que foram enumerados do 511 ao 525, todos da encarroçadora Busscar, modelo Vissta Buss LO. Montados sobre o chassi Mercedes-Benz O-500RS, os ônibus possuíam 46 poltronas convencionais, banheiro, ar-condicionado e janelas coladas.


No mesmo ano, a Guanabara já seguia apresentando um novo layout, que, a partir de então, faria parte uma nova fase na historia e na frota da empresa.

A Expresso Guanabara na época já atuava em toda a região Nordeste e parte do Centro-Oeste do país, e assim sendo, o 524 operou nas diversas linhas da empresa entre intermunicipais e interestaduais.

Após 06 anos de operações, o belo Vissta Buss LO de prefixo 524 veio a encerrar suas atividades, sendo desativado em setembro de 2011.




Bônus

Depois de deixar a Expresso Guanabara, o Busscar Vissta Buss LO ex 524, passou a fazer parte da frota da empresa Suzantur de Suzano-SP, e recebeu o prefixo 895. Ele operou pela mesma ate meados de fevereiro de 2014.


No mesmo período, o ex GB 524 veio a fazer parte da empresa Marly Tur, de São Paulo-SP, onde recebeu o prefixo 1500, e atua até os dias atuais.


Fonte : MOB Ceará
Fotos : Ailton Florencio / Alan Cipriano / Carlos Aguiar / Flavio Eduardo / Hugo Henrique / J. Muniz / Peterson Pedrosa


New Torino na Araucária , no Paraná.

O Sistema de Araucária é Denominado TRIAR ( Transporte Integrado de Araucária ).

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto : Josivandro Avelar
Foto : Jovani Cecchin


A frota municipal de Araucária, no Paraná, recebeu mais unidades do New Torino. A Viação Tindiquera adquiriu unidades do modelo, encarroçado sob o chassi OF-1721 Bluetec5 da Mercedes-Benz.
As unidades possuem 3 portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes. Possui dois letreiros da marca FRT, sendo um frontal bicolor e um lateral na parte inferior da janela.
O sistema de Araucária é denominado TRIAR (Transporte Integrado de Araucária) e as configurações dos ônibus são bem características das empresas da cidade.

Pinturas Padronizadas Semelhantes No Brasil - Parte 2.

Pinturas Semelhantes no Brasil - Parte 2.

Nesta edição, o MOB Ceará irá mostrar a segunda parte da pesquisa sobre algumas cidades no Brasil que adotam pinturas padrão semelhantes em suas frotas, que ambicionam em geral, a praticidade, facilidade de reparo e a redução de custos.



Se você, estimado leitor que nos acompanha, perdeu a primeira parte da pesquisa, clique neste LINK para poder compreender melhor esta série de matérias.

Lembrando que, na edição passada, foram abordadas as seguintes cidades: Brasília, Cachoeiro de Itapemirim, Juazeiro do Norte, Caruaru, Guaíba e São Luís.

Acompanhe a seguir mais uma relação de seis cidades que tem suas frotas padronizadas:

Fortaleza - CE

Na capital cearense, depois de pouco mais de uma década do vigor da pintura padrão azul claro com as tradicionais setas verticais em azul e vermelho, a prefeitura de Fortaleza resolve adotar um visual mais limpo e de fácil manutenção para os ônibus da capital. Desenvolvida pelo designer Jorge Andrade, a pintura conta basicamente com linhas horizontais e a representação de um círculo no centro dos veículos.


Destaca-se na pintura, a identificação dos Consórcios presentes dentro do círculo, bem como o brasão e o nome da prefeitura de Fortaleza, além da numeração nas cores azul, que representa a numeração da empresa e cinza, que identifica o número do veículo.


Imperatriz - MA

Em Imperatriz, interior do Estado do Maranhão, após usuários passarem pouco mais de 100 dias sem o serviço de transporte público do município, a empresa Ratrans, já atuante na capital maranhense São Luís, passa a operar em caráter provisório a rede de transportes da cidade, até o início de uma nova licitação. Com isso, a Ratrans traz consigo a mesma pintura já adotada em São Luís, diferenciando apenas a cor de identificação e o brasão com o nome da cidade.


O azul passa a ser verde, e o maior percentual do veículo continua a ser cinza; o que se destaca ainda mais é a idade média da frota que melhora consideravelmente com a entrada da empresa na cidade, trazendo alguns seminovos de 2012 em diante, sendo alguns até mesmo novos.


Maceió - AL


A prefeitura de Maceió divulgou, no final de 2015, a nova padronização de seus coletivos, que dividiu o sistema em quatro lotes, cada qual com sua cor de identificação. Este novo modelo de transportes foi denominado pela prefeitura de SIMM - Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió.


A divisão dos lotes é feita da seguinte forma: 
– Lote 100 (bairro da Serraria e adjacências) pela Viação Cidade de Maceió;


– Lote 200 (bairro de Fernão Velho e adjacências) pela Viação São Francisco;


– Lote 300 (bairro do Trapiche da Barra e adjacências) pela Viação Veleiro;


– Lote 400 (bairro do Benedito Bentes e adjacências) pela Viação Real Alagoas.


Assim como muitos padrões até aqui já citados, o branco predomina em sua pintura, tendo sua parte frontal, traseira e acima das janelas pintadas com a cor de cada lote, com detalhes abaixo das janelas na parte lateral traseira do ônibus. Também pode ser observado o brasão com o nome da cidade, bem como o número e identificação da empresa.


Recife - PE

A prefeitura de Recife apresentou no final de 2015 a nova pintura a ser adotada em toda a região metropolitana. A proposta é fazer com que o passageiro associe a cor do coletivo à região da cidade onde ele circula.



Todos têm a cor branca predominante no corpo do veículo. Já a capota e as laterais seguem um combinado de cores que remetem ao consórcio que opera aquela linha. A ideia é que o usuário identifique o seu ônibus pela cor da parte superior, sendo elas laranja, amarelo, azul claro, azul escuro, lilás, verde e cinza.



Petrolina - PE

Tal como Imperatriz seguiu o modelo da capital de seu estado, São Luís, a cidade de Petrolina segue a mesma pintura padrão de Recife, capital pernambucana. Os ônibus da cidade de Petrolina podem ser identificados com a cor verde, que remete a cor da bandeira da cidade.



Todos estampam a marca MOBI PETROLINA, além do brasão com o nome da cidade e a mesma numeração padrão existente em Recife; também é adotado alguns detalhes na cor neutra cinza.


Salvador – BA

O layout de Salvador, juntamente com o de Uberlândia, se destaca por possuir alguns diferenciais com relação aos padrões aqui citados. Os soteropolitanos estão sendo agraciados desde o começo de 2015 com uma frota inteiramente nova, inclusive em sua pintura.


Em uma cerimônia de entrega dos novos veículos na Arena Fonte Nova, a população da capital baiana conheceu os três novos consórcios atuantes da região, são eles:

O consórcio Plataforma, atuante na região do subúrbio, é formado pelas empresas Praia Grande, Axé, Boa Viagem e Joevanza;

O consórcio Ótima, que explora o 'miolo' da cidade, composto pelas empresas São Cristóvão, Expresso Vitória, Modelo, RD, Transporte Sol, Triunfo, União e UnibusBahiax e;

O consórcio Salvador Norte, que operante na orla da capital, sendo composto pelas empresas BTU, ODM, Verde Mar e Viação Rio Verde.


A diferença dessa pintura para as demais se dá no destacamento da cor de identificação, sendo elas amarela para o consórcio Plataforma, verde para o Ótima e azul para o Salvador Norte. O branco é predominante, tendo as cores de identificação na lateral um pouco mais em destaque, ostentando o código do veículo, bem como o nome do novo sistema também na mesma cor padrão.


Nas próximas semanas, você vai acompanhar mais seis cidades que tem suas frotas padronizadas. Não perca mais um trabalho de pesquisa do MOB Ceará!

Fonte : MOB Ceará
Colaboração : Douglas Diego
Fotos  :  André Araújo / Daniel Julio / Douglas Kaique Santos / Edson Pimenta / Eric Oliveira / Eronildo Assunção / Felipe Dn / Jefferson Nunes / João Victor / Kennedy Silva / Leo Queiroz / Luciano Tavares / Müller Peixoto Oliveira / Rodrigo Fonseca / Roldão Carlos / Thiago Alex / Wellington Silva