sábado, 27 de fevereiro de 2016

Viatran recebeu ônibus da Emtram.

Viatran Recebeu Um Marcopolo Paradiso 1200 da Emtram.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Fotos :
Leandro Carneiro / Cristiano Soares da Silva



A baiana Viatran – Viação TransBrasília, empresa que faz parte do grupo Emtram, recebe, como de costume, mais repasses da sua empresa “mãe”, para compor a sua frota.

Dessa vez, a Viatran recebeu um Marcopolo Paradiso 1200 G6 com motorização Mercedes-Benz O-500 RSD que recebeu a numeração 4750, mesma numeração usada quando fazia parte da frota da Emtram.



O veículo foi adquirido seminovo junto à empresa Líder do Piauí, aonde era numerado como 99.



O 4750 da Viatran já está em operação na única linha interestadual da empresa, a Aracaju X Irecê.



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Em Maceió , novos ônibus só a partir de Abril.

Prefeito Entrega Reforma do Terminal do Trapiche e Anuncia Que ônibus 0km Chegarão até o Mês de Abril.




Durante a cerimônia de entrega do terminal de ônibus do Trapiche da Barra, nesta terça-feira (23), o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, informou que o transporte público coletivo da capital alagoana receberá um reforço em sua frota até o mês de abril. De acordo com o gestor, 50 ônibus zero quilômetro passarão a operar na cidade seguindo as regras estipuladas pelo contrato licitatório realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O contrato firmado com as empresas vencedoras determina que 20% a frota deve ser obrigatoriamente de veículos novos.
“A partir do mês de abril, novas linhas de ônibus serão criadas, o que beneficiará positivamente toda a população de Maceió que utiliza diariamente o transporte público. Para suprir essa necessidade, inicialmente, cinquenta ônibus zero quilômetro vão começar a operar na capital. A aquisição dos novos veículos segue a legislação do contrato firmado com as empresas de ônibus vencedoras, que determina que 20% dos carros sejam novos”, explicou.
Com a entrega do equipamento reformado, a responsabilidade da gestão é das empresas de ônibus vencedoras da licitação. As empresas e a Prefeitura de Maceió, a partir de agora, têm a sua relação jurídica norteada por um contrato, onde a gestão municipal vai exigir que sejam cumpridas as regras de melhorias no setor e que foram determinadas no certame.
Reformas
O terminal do Trapiche da Barra foi o 17º reinaugurado e totalmente reformado desde o início da gestão, em 2013. Os recursos utilizados para a reforma dos terminais são arrecadados por meio do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Ainda no primeiro semestre, a Prefeitura de Maceió realizará a entrega de mais dois terminais de ônibus reformados para os maceioenses, o do Conjunto Osman Loureiro e do Mocambo, no Benedito Bentes.

Uadson Barrsos (estagiário)/Secom Maceió

Agora é Oficial , a Identidade Visual dos Ônibus de Maceió.

Prefeitura Divulga Como Será a Padronização dos ônibus de Maceió.


Já Divulgamos alguns desenhos de como será a Nova Padronização dos Ônibus de Maceió, mais porém não foi confirmado pela Prefeitura de Maceió. Como já se sabe a Licitação do Transporte Coletivo de Maceió dividiu a cidade em lotes , os Bairros foram agrupados em Quatro lotes , sendo cada um de uma cor e operado por cada empresa.


Também já aconteceu a transição das linhas que estavam sendo operadas por empresa que não fazia parte do lote, até o momento só está faltando as linhas do Eustáquio Gomes e da Forene. Alguns dias atrás a Prefeitura divulgou como será a padronização dos Ônibus de Maceió, vejam abaixo como irá ficar os Ônibus em Maceió.

LOTE 100 - BAIRRO DA SERRARIA E ADJACÊNCIAS - VIAÇÃO CIDADE DE MACEIÓ - COR AMARELA,


LOTE 200 - BAIRRO DE FERNÃO VELHO E ADJACÊNCIAS - EMPRESA SÃO FRANCISCO - COR AZUL,


LOTE 300 - BAIRRO DO TRAPICHE E ADJACÊNCIAS - AUTO VIAÇÃO VELEIRO - COR VERDE,


LOTE 400 - BAIRRO DO BENEDITO BENTES E ADJACÊNCIAS - REAL ALAGOAS DE VIAÇÃO - COR VERMELHA.





terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

11 Curiosidades Sobre as Linhas de Manaus.

As Curiosidades e Fator Sobre As Linhas de Manaus Que os Usuários Não Conhecem.

transporte público coletivo de Manaus tem inúmeras curiosidades e fatos que são desconhecidos pelos usuários. O Portal Amazônia pediu ajuda do idealizador do projeto "Na Parada Manaus – Guia do Transporte Coletivo", Diego Araújo, para organizar 10 curiosidade das linhas de ônibus para você, confira. 

Manda Brasa?



Muita gente já deve ter se perguntado o que seria: Manda Brasa. Esse destino consta no itinerário da Linha 111, pertencente ao bairro Santo Antônio. Seria uma rua? Um bairro? Na verdade, há muito tempo, os moradores dividiram o bairro em três etapas, dando nome a cada uma delas de acordo com suas características: o Santo Antônio Manda Brasa que era a parte do bairro próxima da antiga casa de show "Manda Brasa" , o "Santo Antônio Igreja" que é a área próxima a igreja de Santo Antônio e "Santo Antônio Areal" era em um local onde se tinha muita areia.

É tudo por zona!

Logo quando os coletivos passaram a ser conhecidos por numeração (ainda nos anos 90) pensou-se em uma categorização por tipos de linhas e zonas da cidade. Cada zona receberia um prefixo de numeração dos respectivos bairros e, ainda hoje, alguns mantém-se e outros foram adequados e começaram a fugir do padrão estipulado.
Linhas Circulares: 001-016
Linhas alimentadoras (levam do bairro até terminais do extinto Expresso): 028-095
Zona Oeste: Entre 100-200
Zona Centro-oeste: Entre 100-200
Zona Norte: Linhas Ente 300-400
Zonas Leste: Entre 500-600
Zona Centro-Sul: Grande maioria 500
Zona Sul: Entre 600-700

Aqui você entra de graça!



Existem algumas linhas na cidade onde o usuário não precisa pagar a tarifa. São as chamadas de integração ou coletoras, ou seja, são responsáveis em transportar as pessoas a partir de locais próximos ou entre terminais de integração. São elas: Integração T1-T2, Integração Ufam e Coletora Parque Santa Etelvina.


Cadê o cobrador?
Tem aquelas linhas que não possuem cobradores, como e o caso da 003, 050, 402, 403 e 502. São linhas especiais que contam, na maioria das vezes, com baixa demanda de usuários e possibilita ao motorista assumir a dois papéis simultaneamente.
Diz que vai, mas não vai
E quando o itinerário diz que vai para um local e a linha não passa nem perto? Complicado né? Pois é, temos alguns casos pontuais:
No itinerário da Linha 010 conta como título ‘Norte Sul’, porém a mesma não passa em nenhum bairro localizado na zona Norte da capital, mas o nome se popularizou e permanece até os dias de hoje.
A linha 040 deixou a anos de atender ao núcleo 7 da Cidade Nova, mas mesmo assim até hoje ele consta como trajeto único e principal
A linha 519 não entra mais no Conjunto Acariquara (São José), mas será sempre a ‘’aquariquara’’, porém a linha não circula mais no conjunto há anos.


Muita gente desconhece a ‘’Ponte da Bolívia’’, destino que consta na linha 305. Porém, o antigo balneário da cidade localizado antes da barreira no bairro Santa Etelvina hoje faz parte da comunidade União da Vitória.


Um vai e o outro vem!


As linhas interbairros – 001 e 002 e as circulares 014 e 016 que são aquelas que operam em inúmeros bairros da cidade fazem trajetos opostos, ou seja, enquanto uma vai, a outra volta por praticamente o mesmo trajeto. Já pensou se elas fizessem o mesmo trajeto de ida e volta?

A e B?
Existem as linhas que recebem a mesma numeração mas possuem dois trajetos distintos em alguma parte de seu itinerário como é o caso por exemplo das Linhas 600 e 126. Esse tipo de linha recebe o subtítulo de Linha ‘A’ e Linha ‘B’
Ex: 600-A: T4/T5/ Aleixo/ Centro via Av. Major Gabriel
600-B: T4/T5/ Aleixo/ Centro via Av. Boulevard Álvaro Maia

Colônia Japonesa: Onde é?



Muita gente não sabe onde está localizada a Colônia Japonesa – destino final da Linha 430. Na verdade trata-se de um antigo sítio localizado na AM-010. Porém, no bairro Coroado existe outra Colônia Japonesa por onde passam as Linhas 461 e 900, onde na verdade se chama originalmente como Colônia Cachoeira Grande.

Elas existem sim!



Existem linhas que demoram tanto que os usuário passam a tê-las como lendas urbanas, são coletivos que operam apenas em horários de pico e contam com poucos carros de viagem. Como é o caso da Linha 900 que foi criada para atender aos trabalhadores da construção civil da área da Avenida das Torres e da 714 que atende a Vila da Felicidade (Mauazinho) e conta com apenas um coletivo e opera apenas em dias úteis.

Estação dentro do Shopping?
Na zona Norte de Manaus um shopping abriga nas dependências um terminal de ônibus, algo mais prático e seguro para os usuários. Linhas 034, 301, 355, 455 e 458.

Ué, voltaram?
E quando as linhas são extintas e voltam de novo com a mesma numeração e outra roupagem? É o caso por exemplo:
Linha 447 antiga Aliança com Deus e hoje Amazonino Mendes
Linha 036 antiga Manôae hoje Santo Agostinho
Linha 408 antiga Nossa Senhora de Fátima e hoje Areal do Mindu
Linha 041 antiga Oswaldo Frota e Hoje Viver Melhor
Linha 541 antiga Adrianópolis e hoje Ouro Verde
Linha 679 antiga Jorge Teixeira e hoje Cidade de Deus

Colaborou , Diego Araújo (Idealizador do Projeto Na Parada Manaus – Guia do Transporte Coletivo)

Diego Araújo, especial para o Portal Amazônia

Fonte  : meutransporte.blogspot.com
Fotos  :  Sandro Franco / Colaborador Na Parada


domingo, 21 de fevereiro de 2016

NOVIDADE : Busão de Natal TV - Apresentações e novidades

           Já Está no Ar Mais Novo Projeto do Site Busão de Natal; O Busão de Natal TV.

Por Josenilson Rodrigues - Busão de Natal


Já está no AR o primeiro vídeo do novo projeto do site do Busão de Natal. O Busão de Natal TV tem como objetivo de levar ao telespectador assuntos históricos e curiosidades sobre os ônibus que operam ou operaram no sistema de transporte coletivo da Cidade do Natal ou região metropolitana. 



O conteúdo já é usado em nosso site através de textos resgatando acervos e fazendo especiais que aos poucos vão sendo transformado em vídeos com temas específicos. 



O primeiro vídeo é a apresentação do canal, bem como a divulgadas das nossos redes sociais e novidades de projetos futuros.



Se inscreva em nosso canal e acompanhe as atualizações, novos conteúdos estão sendo produzidos e breve serão divulgados. No YouTube o nosso endereço é owww.youtube.com/busaodenatal e em nosso site www.busaodenatal.com/tv




                  

Espero que tenham gostado desse primeiro vídeo e que tenham ficado ansiosos para os próximos que estão por vir.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Foto de Busólogo Ajuda Policia a Recuperar ônibus Furtado.

A Foto de Autoria de Um Busólogo, como é Chamado Quem Admira ônibus, Ajudou a Polícia a Recuperar Um Veículo Furtado e a prender Um Suspeito.

ADAMO BAZANI

Polícia encontrou na Bahia ônibus Furtado em Campinas

O ônibus, um Marcopolo Paradiso da Geração 7, pertencente à empresa Lirabus, estava numa das garagens do grupo da companhia em Campinas, no interior de São Paulo, quando foi levado na madrugada de terça-feira,  16 de fevereiro de 2016.
Funcionários da empresa chegaram a publicar nas redes sociais comunicados sobre o furto do veículo e a companhia de ônibus registrou boletim de ocorrência em Campinas.
Mas foi a foto de um busólogo que deu a pista de onde estava o  ônibus rodoviário que foi recuperado na cidade de Poções na Bahia nesta quinta-feira 18 de fevereiro de 2016.
Outro admirador de ônibus, que pediu para não ser identificado por questões de segurança,  viu imagem do veículo no site Ônibus Brasil, que reúne acervo de mais de 3 milhões de fotos de ônibus de todo o país e é alimentado diariamente pelos busólogos.
A foto foi tirada também em Poções.
Mateus, que é da região de Campinas, disse ao Blog Ponto de Ônibus que estranhou o prefixo, que não seguia a sequencia adotada pela empresa, e a placa do veículo. Ele então comunicou aos funcionários da empresa que entraram em contato com a polícia da Bahia.

Veículo da Empresa Lira Foi Levado da Garagem em Campinas e encontrado na Bahia, Placas e Prefixos Já haviam sido Altirados.

“Eu estava olhando o site Ônibus Brasil quando apareceu a foto dele (ônibus), abri e estranhei, o prefixo 21. Estranhei também pelo fato de ele estar na Bahia, cidade de Poções. Consultei a placa, e vi que não era a daquele carro. Fiquei olhando a foto durante o dia pra ver se alguém comentava algo. Aí hoje quando postaram no Grupo Belarmino (nome do proprietário da empresa – Belarmino de Ascenção Marta) no Facebook que o carro ainda estava desaparecido que eu tive certeza que era aquele carro da foto” – relatou


A polícia da Bahia com os dados obtidos pela foto recuperou o veículo furtado e prendeu um suspeito no momento que ele retirava os adesivos com o nome da empresa.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

MOB PELO BRASIL ; Os Dois Articulados da Viação Cidade de Maceió.

MOB PELO BRASIL
Conheça Os Dois Articulados da Viação Cidade de Maceió.


Hoje o MOB Ceará vai apresentar os dois únicos articulados da  Viação Cidade de Maceió, empresa que opera no município de Maceió, estado de Alagoas.

Os dois articulados ostentam os prefixos 5600 e 560, e foram fabricados no ano de 2005. Eles são equipados com chassi Mercedes-Benz OF- 1722M,  e possuem o modelo Torino, modelo de 1999, semelhante aos da empresa Nossa Senhora da Piedade.


Uma curiosidade dos  dois ônibus  é que eles tiveram o implante de um climatizador, aparelho que é muito semelhantes ao  ar-condicionado, porem os dispositivos estão desativados no momento.


Atualmente os dois articulados da Viação Cidade de Maceió operam nas linhas 607- Eustáquio Gomes/Iguatemi Via Farol e 230- Forena Trapiche. Confira mais imagens:





Fonte : MOB Ceará
Colaboração : João Mello/Pedro Bernardo
Fotos  :  Hércules Cavalcante / Marcos Lisboa / Thiago Alex / Willian Pontual.


Olha Quem Apareceu Na Kaissara.

O Veículo que na Itapemirim Recebeu a numeração 14405 na Kaissara foi numerado como 14000.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Fotos :
Guilherme Neves / Guilherme A. Oliveira


Algo inesperado aconteceu na frota da Kaissara. A empresa, que substituiu a Viação Itapemirim na operação de 68 linhas, reativou um Monobloco Mercedes-Benz O-400 RSD fabricado em 1996 que fazia parte da frota da Itapemirim.


O veículo, que na Itapemirim recebeu a numeração 40405, na Kaissara foi numerado como 14000. A linha ou serviço que o monobloco da Kaissara estava operando no momento da foto não foi identificado.



terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

RATRANS RECEBEU NOVOS ÔNIBUS E TESTOU CHASSI OF-1724.

Foram 21 novos ônibus do modelo Marcopolo Torino com Motorização VW/MAN 17-230 OD.


Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Fotos :
Jovani Cecchin / Vinícius Ferreira



A Ratrans - Rio Anil Transportes e Logística recebeu 21 novos ônibus do modelo Marcopolo Torino com motorização VW/MAN 17.230 OD.

Os novos veículos já vem com a nova padronização do SIT – Sistema Integrado de Transportes de São Luiz. Eles serão os primeiros veículos com essa motorização a operar na cidade.

Empresa testa chassi OF-1724

A empresa  recebeu através da concessionária Mercedes-Benz Mardisa, um Marcopolo Torino montado sobre chassi OF-1724.


Lançado em janeiro de 2012, o chassi para ônibus da Mercedes-Benz OF-1724 possui motor OM-926 LA de 6 cilindros, potência de 238 cv a 2.200 rpm e torque de 850 Nm.


sábado, 13 de fevereiro de 2016

TRANSBRASILIANA TRANSFERIU 36 LINHAS.

Transbrasiliana foi Mais uma Empresa que Teve Parte de Suas Linhas Transferida Para outra Empresa.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Texto : Josivandro Avelar
Fotos :
Diego Almeida Araújo


As movimentações no setor interestadual não páram, e vão redesenhando um cenário onde antes empresas reinavam absolutas. Foi a vez da Transbrasiliana Transportes e Turismo transferir 36 de suas 58 linhas para duas empresas que pertencem ao Grupo Odilon Santos, do qual faz parte.

Para a Rápido Marajó, a Transbrasiliana transferiu 14 linhas, entre elas os roteiros que ligam Belém a São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. A transferência foi determinada pela Resolução nº 4909, de 05/11/2015, publicada no Diário Oficial da União. As linhas transferidas são as seguintes:


Belém (PA) X São Luís (MA)
Belém (PA) X Imperatriz (MA)
Rio De Janeiro (RJ) X Belém (PA)
São Paulo (SP) X Belém (PA)
Goiânia (GO) X São Luís (MA)
Goiânia (GO) X São Luís (MA) – Via Palmas/TO-134
Goiânia (GO) X Belém (PA)
São Luís (MA) X Brasília (DF)
Imperatriz (MA) X Brasília (DF)
Teresina (PI) X Goiânia (GO) – Via BR-343/135
Parnaíba (PI) X Goiânia (GO)
Teresina (PI) X Brasília (DF)
Araguaina (TO) X Belém (PA)
Araguaina (TO) X Brasília (DF)

A Viação Araguarina ficou com 22 linhas, a maioria partindo de Goiânia com destino a cidades do estado de Tocantins. Além disso, a empresa passa a atuar em Teresina, uma vez que passa a operar também a linha que liga a capital do Piauí à Brasília, além de outras duas linhas. Será o primeiro estado do Nordeste onde a Araguarina atuará.



A transferência foi determinada pela Resolução nº 4913, de 05/11/2015, também publicada no Diário Oficial da União. As linhas transferidas são as seguintes:

Goiânia(GO) X Marabá(PA)
Goiânia (GO) X Redenção(PA)
Goiânia(GO) X Xinguara(PA)
Goiânia(GO) X Marabá(PA) – Via Palmas 
Goiânia(GO) X Imperatriz(MA)
Goiânia (GO) X Conceição do Araguaia (PA) 
Goiânia (GO) X Araguaína (TO)
Goiânia (GO) X Filadélfia (TO)
Goiânia (GO) X Colinas do Tocantins (TO) 
Goiânia (GO)  X Cristalândia (TO)
Goiânia (GO) X Dianópolis (TO) – Via Nerópolis 
Goiânia (GO) X Guaraí (TO)
Goiânia (GO) X Gurupi (TO)
Goiânia (GO) X Paraíso do Tocantins (TO)
Goiânia (GO) X Pedro Afonso (TO)
Goiânia (GO) X Porto Nacional (TO) – Via Nerópolis 
Goiânia (GO) X Porto Nacional (TO) – Via Anápolis 
Goiânia (GO) X Tocantinópolis (TO)
Teresina (PI) X Brasília(DF)
Teresina (PI) X Araguaína (TO)
Teresina (PI) X Brasília (DF)
Araguaína (TO) X Marabá (PA)



A Transbrasiliana continuará operando, dessa vez com apenas 22 linhas.