terça-feira, 29 de setembro de 2015

TRANSWOLFF NA ZONA SUL DE SÃO PAULO.

TRANSWOLFF TERÁ 90 ÔNIBUS NOVOS COM AR CONDICIONADO E WI-FI, VEÍCULOS VÃO OPERAR EM 6 LINHAS E SÃO DO TIPO MIDI ( MICRÃO ) E CONVENCIONAL.

ADAMO BAZANI- BLOG PONTO DE ÔNIBUS


A partir do próximo dia 3 de outubro de 2015, passageiros de seis linhas de ônibus na zona Sul da Capital Paulista vão contar com um total de  90 veículos zero quilômetro dotados de tomada USB, conexão 4 G à internet por wi-fi e ar-condicionado, além de portas elétricas, consideradas mais seguras e silenciosas que as atuais pneumáticas.
Os veículos foram adquiridos pela Transwolff, empresa que teve origem na Cooper Pam, cooperativa de transportes e estão sendo colocados de maneira gradativa no sistema.
Por causa da licitação dos transportes da Capital Paulista, que vai reunir os operadores em SPEs – Sociedades de Propósito Específico, as cooperativas se transformam em empresas.
Entre os 90 veículos novos da Transwolff, estão ônibus do tipo midi (micrão), com 25 passageiros sentados e 28 em pé cada, e convencionais, que são modelos que acomodam  cada um, 36 sentados e 37 passageiros em pé.
As linhas que vão receber os veículos novos são:
6075-21Jd. Aruan – Term. Varginha,
6118 -10Jd. Icaraí – Term. Santo Amaro,
6030-10 Unisa – Term. Santo Amaro,
6016-10 Jd. Noronha – Term. Grajaú,
6044-10 Dom José – Term. Santo Amaro
7055-10 Jd. Guarujá – Term. Campo Limpo
O presidente da Transwolff, Luiz Carlos Pacheco, disse que a vantagem desta renovação de frota é levar mais conforto aos passageiros de áreas mais distantes da cidade.
“O importante também é que esses veículos irão circular nas áreas mais periféricas da zona sul, o que é motivo de muito orgulho para a empresa”,  relatou Pacheco em nota.
A Transwolff tem cerca de 1200 veículos e transporta diariamente em torno de 700 mil pessoas.
A renovação ocorre a poucos dias da apresentação do edital definitivo da licitação dos transportes em São Paulo, que prevê contratos de 20 anos, renováveis por mais 20 se necessário. Os contratos somam R$ 70 bilhões por período de 20 anos e deve haver uma reformulação nas linhas da cidade.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes        

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

VIAÇÃO NORDESTE E SEU PEQUENO VEÍCULO.

UM PEQUENINO EM MEIO AOS DEMAIS GIGANTES DA EMPRESA.

Muitos não sabem, mas a Viação Nordeste possui em sua frota operante, que é basicamente composta por veículos robustos, um carro que chama atenção dentre os demais veículos da frota.


Conhecida por operar nas linhas interestaduais que cobrem a região nordestina do país, a Viação Nordeste possui em sua frota, uma grande diversificação de modelos, tanto de carrocerias como de chassis, e um dos veículos da frota desta empresa, cujo o Ceará recebe seus ônibus há mais de 30 anos, é o Comil Piá 1999 de prefixo 0110 e chassi Volkswagen 8-140 CO.


O pequenino em meio aos demais gigantes da empresa, opera em uma linha intermunicipal de Rio Grande do Norte, que liga Natal à Assu, cujo o percurso é de 214Km de extensão.


O carro não foi o primeiro micro ônibus da Viação Nordeste, pois a empresa já obteve mais dois carros do mesmo modelo de carroceria, sendo um equipado com o chassi Mercedes-Benz e prefixo 0120, e outro, que estava em operação até o ano passado, que possuía o prefixo 0100 e tinha as mesmas características do carro destacado nessa matéria. Confira algumas imagens deles:



Fonte : MOB Ceará
Fotos   :   Danilo Vitorino Lopes / Dornelles Viana / Josenilson Rodrigues / Renato Hudson Valdevino

VISITE O MOB

VOLARE CONQUISTOU O PRÊMIO " MELHORES DO SETOR AUTOMOTIVO ".

VOLARE É UMA DAS MELHORES EMPRESAS DO SETOR AUTOMOTIVO BRASILEIRO.

Fonte : Secco Consultoria de Comunicação
Fotos :
Divulgação


A Volare, Unidade de Negócios da Marcopolo S.A. e líder brasileira na produção de veículos leves para o transporte de passageiros, conquistou o Prêmio “Melhores do Setor Automotivo - AutoData 2015, na categoria Encarroçador de Ônibus. A conquista destaca o sucesso da estratégia da marca no lançamento contínuo de novos produtos, como o Volare Access, o primeiro miniônibus com piso baixo, motor traseiro e suspensão totalmente pneumática.

O Volare Access foi projetado e concebido para oferecer total acessibilidade, além de mais conforto e segurança para os passageiros, e atender à crescente demanda nacional por um veículo de menores dimensões, mas com tecnologia e equipamentos que garantam o mais elevado padrão de qualidade no transporte coletivo urbano.


“Este prêmio é o reconhecimento dos nossos esforços, como empresa, para investir e continuar crescendo no Brasil e no exterior, mesmo neste delicado momento da economia nacional. Quero agradecer os nossos clientes, parceiros e, principalmente, o entusiasmo de todos os nossos colaboradores, que se dedicam intensamente na produção dos veículos Volare”, destacou Mateus Ritzel, diretor comercial da marca.


Promovido pela AutoData Editora, o prêmio é um reconhecimento às empresas, produtos e profissionais do setor que mais se destacaram ao longo do ano na busca de objetivos determinados, inovações, tecnologia e produtividade. Em sua 15ª edição, foram agraciadas 51 empresas, divididas em 21 categorias.




sexta-feira, 25 de setembro de 2015

ÔNIBUS DE EMPRESAS CEARENSES É DESTAQUE EM JOÃO PESSOA.

ÔNIBUS QUE OPERAVAM EM FORTALEZA SÃO DESTAQUES EM JOÃO PESSOA.

Por Fortalbus 

Elemento indispensável à prestação do serviço de transporte coletivo de uma cidade é o incremento de veículos novos ou semi-novos nas frotas das empresas, de modo que assista satisfatoriamente às demandas de ir e vir da população. 

Apesar das realidades entre as duas capitais, ambos os sistemas possuem pontos em comum, como a integração física através de terminais de integração, possibilitando que o passageiro percorra a cidade inteira pagando uma única tarifa. 



Além disso, muitas empresas optam por adquirir ônibus oriundos de outras regiões do país. Hoje algumas empresas de ônibus em João Pessoa, principalmente do consórcio Navegantes tem dado preferência pela renovação de suas frotas com coletivos de empresas cearenses. Outro ponto em que os sistemas convergem é justamente o perfil de modelos de ônibus adotados, com motorização dianteira da Mercedes-Benz. 



Isso facilita o remanejamento entre as empresas e não significa, necessariamente, em decréscimo da qualidade da frota na capital paraibana, pois há que se destacar alguns aspectos em termos de conservação dos veículos pertencentes às empresas da capital cearense. 



O sistema de transporte urbano de João Pessoa é operado por seis empresas operadoras divididas em dois consórcios: a Unitrans e Nossa Senhora dos Navegantes. O consórcio Unitrans é composta pelas empresas Transnacional e Reunidas, já a Nossa Senhora dos Navegantes é formada pela Santa Maria, Marcos da Silva, São Jorge e Mandacaruense. 




Atualmente, o sistema de transporte pessoense conta com uma frota de 517 ônibus, sendo que 486 ônibus ficam em operação. Os 31 veículos restantes ficam nas garagens como reserva técnica. Para manter este programa de renovação da frota, é prioridade das empresas Mandacaruense e Marcos da Silva, substituir os mais usados por veículos  mais novos e conservados.



Nesta ocasião selecionamos alguns exemplos na qual a conservação de nossa frota é destaque em outras empresas da capital paraibana. O grande sucesso de vendas vem ocorrendo exclusivamente com o modelo Marcopolo Torino 2007 que pertenceram as empresas Vitória e Rota Expressa. 



Com encerramento das operações da Rota Expressa S/A após 15 anos de atividades, os veículos da empresa vem sendo alvo do desejo de muitos empresários que visam o legado de manutenção deixado. A escolha dos veículos semi-novos da Empresa, muito se deve pelo estado de conservação da frota e de sua idade média inferior, munidos de recursos tecnológicos.



Outra que vem ganhando espaço com a venda de ônibus semi-novos é a Empresa Vitória, que através de seu intenso processo de renovação disponibiliza veículos com motorização Mercedes-Benz para o frotista que busca qualidade e economia para sua empresa.




Fonte   :  Fortalbus.com.br
Fotos   :  Arthur Gonçalves / Davidson Gomes / Gilberto Costa / João Paulo / Josenilton Cavalcante / Marcos Vinícius Perez / Ramon Veras / Rodrigo Emanuel / Thalison Santos / Thiago Silva / Victor Alves

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

DF : DFTRANS AMPLIOU LINHA DE ÔNIBUS ENTRE BRAZLÂNDIA E CEILÂNDIA.

COM A AMPLIAÇÃO NA ROTA PASSAGEIROS AGORA TERÃO MAIS FACILIDADE PARA CHEGAR A REGIÃO CENTRAL.

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) ampliou a linha circular 963.1, operada pela Expresso São José. O itinerário liga a Gleba 4, em Brazlândia, a Ceilândia. Os ônibus partem dos Condomínios Vista Bela e Quintas do Amarante, no Núcleo Rural Boa Esperança — no entroncamento da DF-180 — e chegam ao Terminal do Setor O. Agora, passam a circular pela altura da QNM 28, oferecendo acesso ao Hospital Regional de Ceilândia, na Avenida Hélio Prates, e ao centro de Ceilândia. Antes, os ônibus seguiam só até a QNN 23.


Com essa ampliação na rota, os passageiros terão mais facilidade para chegar ao comércio central. Além disso, haverá mais opções de integração para o Plano Piloto ou outras regiões de Brasília. A integração poderá ser feita entre ônibus ou metrô, tanto no Terminal do Setor O quanto na Avenida Hélio Prates.

De acordo com DFTrans, a extensão da linha era um pedido frequente dos moradores, que precisavam se deslocar até o centro de Ceilândia.

Segundo o diretor-geral do DFTrans, Clóvis Barbará, essas mudanças nos itinerários têm o objetivo de adequar as rotas em todas as regiões, seja na zona urbana ou na rural. “As prioridades no momento são modernizar o sistema, atender melhor o usuário e manter o equilíbrio entre a oferta e a demanda.” Ainda de acordo com ele, a autarquia sempre privilegiará a integração no sistema público de transporte.

A linha circular é operada com um veículo convencional e conta com nove saídas diárias. Todos os itinerários e horários podem ser consultados no site do DFTrans.


Informações: DFTrans
Fonte   :  meutransporte.blogspot.com


OS 20 SCANIAS F113HL DA GONTIJO.

OS 20 BUSSCAR EL BUSS 340 MONTADOS SOB O ROBUSTO CHASSI SCANIA F113 HL.

Por MOB Ceará


A empresa mineira de Abílio Gontijo, realizou em 1994 uma aquisição de 20 novos ônibus, que vieram com configuração padronizada, ou seja, Busscar El Buss 340 montados sob o robusto chassi Scania F113HL.



Os ônibus receberam os prefixos 3000 a 3095, sendo sequenciados de 5 em 5, e nunca chegaram a operar nas linhas da empresa que liga o estado do Ceará, aos estados onde a Gontijo possui concessão para operar, no transporte interestadual. Alguns deles operaram na linha Belo Horizonte x Malacacheta, e em outras linhas da empresa.



Na frota da empresa, cuja a marca Scania é predominante, estavam recentemente em operação, alguns veículos dentre os 20 adquiridos em 1994. Os guerreiros, que possuem tração 4x2, ainda possuíam um bom estado de conservação, tanto na parte externa como interna do veículo, mesmo com os mais de 20 anos de operação.


Alguns dos Scania F113HL da Gontijo, estavam operando em linhas que trafegam pelas estradas federais, e, devido as condições da malha viária, os Scanias com motorização dianteira, eram os guerreiros que enfrentavam os obstáculos que a rodovia ''oferece''. 




Um exemplo é na linha São Paulo x Montalvânia, onde é escalado um dos carros mais novos da frota da empresa, que faz a rota até a cidade de Januária. Ao chegar na cidade, que fica em território mineiro, os passageiros são transferidos para os Scanias com motor dianteiro, de suspensão metálica, para completar a rota, que liga a cidade citada até Montalvânia, que se situa no norte de Minas Gerais.



Outro exemplo é na linha Belo Horizonte x Salto da Divisa, onde um dos Marcopolo Paradiso G7 1200, faz a rota até a cidade de Almenara, e de lá, os passageiros seguem viagem em um dos Scanias F94, que anteriormente, eram transportados pelos carros adquiridos em 1994, a qual o MOB Ceará ressaltou à título de curiosidade.


Segundo informações, os Busscar El Buss 340 equipados com o chassi F113HL da Gontijo, não estão mais em operação ha alguns meses. Os primeiros dos 20 carros, foram desativados em meados de 2012 e os demais, foram sendo retirados de circulação, ao longo dos anos.




Fonte: MOB Ceará / busaodenatal
Fotos  :  Carlos Eduardo Lopes / Douglas Mariano / Gabriel Valadares /  Gustavo César / Lucas Vieira / Sérgio Canuto / Thiago Pacheco / Wagner Gontijo / Vanderlei da Costa





segunda-feira, 21 de setembro de 2015

GRUPO GUANABARA : CONHEÇA A BELÉM RIO TRANSPORTES ( PA ).

PERTENCENTE AO GRUPO GUANABARA, A BELÉM RIO TRANSPORTES É UMA DAS PRINCIPAIS EMPRESAS URBANAS DE BELÉM.

Nesta edição especial, o MOB Ceará vai mostrar algumas informações de empresas que possuem algum tipo de ligação com as organizações cearenses. A título de curiosidade, esta matéria vai falar um pouco sobre a Belém Rio Transportes, que opera no transporte urbano no estado do Pará.


Pertencente ao grupo Guanabara, a Belém Rio Transportes é uma das principais empresas urbanas de Belém, e atualmente, chegou a um total de cerca de 350 veículos em operação, mantendo uma das melhores idade média de frota.


A expansão foi notória a partir de 2008, quando a mesma adquiriu a extinta empresa Belém Lisboa, e após isso, a empresa do grupo Guanabara foi crescendo mais e mais, chegando hoje na liderança entre as maiores empresas do transporte urbano daquela capital.


A empresa de Jacob Barata, é conhecida por encomendar de fábrica, apenas veículos da carroceria Caio Induscar, todos encarroçados sob os chassis Mercedes-Benz. As renovações são feitas anualmente, e a empresa utiliza 100% motorizações dianteiras, com a maior parte da frota equipada com chassis da classe semi pesado.


Em 2014, a SEMOB-Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana  do Pará, encerrou as atividades de algumas empresas da capital, tais como:Via Norte, Viação Princesa do Salgado e Eurobus, e com isso, suas linhas foram divididas entre as concessionárias que continuaram no sistema das empresas como: A Belém Rio adquiriu parte dessa frota, que era composta por veículos das marcas Volkswagen e Volvo.


Porém, como o grupo Guanabara trabalha somente com a marca Mercedes-Benz, os veículos semi novos foram desativados em um curto período de tempo, fato que se deu quando a empresa trouxe mais veículos 0Km, além de alguns semi novos, que foram remajenados das empresas cariocas do grupo, tais como: Jabour, Transurb, Matias e Nossa Senhora da Penha. Com esse acontecido, a Belém Rio incorporou em sua frota os primeiros Marcopolo Torino, modelo 2011.



No início de 2014, a empresa implantou um projeto piloto, ela adquiriu 10 Marcopolo Audace encarroçados sob o chassi Mercedes-Benz OF-1721, equipados com Ar-condicionado. Os veículos foram incrementados à frota para realizar o serviço seletivo na cidade de Belém. A Linha 899-Icoaraci x Centro recebeu os novos ônibus, e funcionava do mesmo modo que em Fortaleza operam os Top Bus, da Viação Urbana. Porém, devido o sistema urbano daquela capital não permitir que os veículos aceitassem gratuidade,  o serviço foi extinto, e os novíssimos ônibus foram desativados. A Horizonte, empresa de fretamento cearense, adquiriu pelo menos um veículo da Belém Rio, o carro possui o prefixo 073.



A empresa opera em linhas como: 796-Cabanagem-Presidente, Vargas, Cj. Maguari-Ver-o-Peso, Sideral-Pátio Belém, 137-Outeiro/São Brás, entre outras, e é sinônimo de qualidade, na cidade em que opera, com veículos novos e bem conservados.



Fonte : MOB Ceará
Colaboração : Fabrício Brandão/ Claudio Júnior/Jefferson Santos/(PA)
Fotos  :  Acervo Lucas Jacó / Camilo Nascimento / Carlos Jorge N. de Castro / Igor Colombo dos reis / Toni Cristian / Vinícius Alexandre


VISITE O MOB