terça-feira, 30 de junho de 2015

CONSÓRCIO OT TRANS RENOVA COM COMIL SVELTO.

RENOVAÇÃO 2015 - CONSÓRCIO OT TRANS , RENOVA SUA FROTA COM 120 COMIL SVELTO EM SALVADOR.

O consórcio OT Trans, responsável por administrar as linhas da bacia B, que corresponde ao Miolo de Salvador, e é formado pelas empresas Expresso Vitória, Modelo, São Cristóvão, Transol e União, iniciou seu mais recente processo de renovação de frota de 2015. Dessa vez, o consórcio adquiriu 120 exemplares do modelo Svelto 2012, da encarroçadora gaúcha COMIL com os chassis Mercedes Benz OF 1721 Bluetec 5 e Volkswagen 17.230 OD com sistema de câmbio automatizado V-Tronic. 


Os veículos que já vêm configurados com os novos padrões de embarque e desembarque, , são equipados com elevador atende as necessidades especiais de deficientes físicos, espaço com uma vaga para cadeirante e cego com cão-guia, vidros fumê, itinerários eletrônico FRT Light Dot 6.25 cor branca, câmeras de monitoramento, além da ventilação forçada.


Todos esses componentes, estão sendo exigidos no edital de licitação para concessão do transporte público por ônibus em Salvador, e são atentados principalmente para os veículos que começam a ser adquiridos a partir de 2015.

Esses 120 novos veículos chegam para fazer a substituição dos veículos sem acessibilidade e com idade excessiva, acima do que é permitido pelo órgão regente, a TRANSALVADOR.

Até o momento, só chegaram os veículos com motorização Mercedes Benz, os que são montados sob mecânica Volkswagen 17.230 OD chegarão até o final do mês de Julho.


FONTE  :  salvadorbusguias.blogspot.com.br
FOTOS  :  Wesley Diaz


VIAÇÃO CRUZEIRO GANHA NOVO VISUAL.

VIAÇÃO CRUZEIRO GANHA NOVO VISUAL PARA MARCAR NOVA FASE.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Texto : Josivandro Avelar
Fotos : Divulgação



Até então restrita a linhas intermunicipais em Pernambuco, a Viação Cruzeiro recebeu no último dia 3 de junho a autorização definitiva de operação de 14 linhas que até então pertenciam as empresas Princesa do Agreste, Leão do Norte e Jotude. Integrante do grupo ADTSA, que controla as já tradicionais Auto Viação Progresso e Auto Viação Vera Cruz, a Viação Cruzeiro está de novo visual para marcar a nova fase da empresa, que passará a atuar nos estados da Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí e Paraíba, além do próprio estado de origem, Pernambuco.


O novo visual, revelado aos poucos em imagens que o portal recebeu, em nada lembra o azul e cinza da Cruzeiro muito menos as curvas da Progresso. É um visual completamente novo e modernizado aqui implantado em um Marcopolo Paradiso G7 1200 antes pertencente a Progresso. As novas formas ganham ainda mais ar de modernidade com a presença de cores metalizadas.


O site estampado na carroceria (www.viacaocruzeiro.com.br) ainda não está no ar.


Com a nova pintura e o agregamento de mais veículos - inicialmente remanejados da Progresso - para a operação dos 14 novos trajetos, a Viação Cruzeiro emerge como uma nova força do transporte rodoviário no Nordeste, aliado com a tradição de mais de 80 anos de um dos maiores grupos de transporte coletivo da região.



O FIM DOS TRÓLEBUS DA NOVA ZELÂNDIA.

WELLINGTON , CAPITAL DA NOVA ZELÂNDIA NÃO TERÁ MAIS TRÓLEBUS ATÉ RODANDO ATÉ 2017.

Wellington, capital da Nova Zelândia não terá mais trólebus rodando até 2017. A cidade possuí atualmente 50 km de linhas, e após recomendações do Conselho Regional “Greater Wellington” fechará seu sistema.


Entre as razões para a extinção está o custo de manutenção e infra-estrutura além da inflexibilidade do sistema que ocasiona em velocidades mais lentas em relação aos ônibus a diesel. Os sessenta trólebus restantes serão substituídos por veículos a diesel e diesel-elétricos híbridos.

A retirada da infraestrutura deverá custar aos cofres públicos mais de 20 milhões de dólares. Os Trólebus operam em Wellington desde 1949, e são até o momento o único sistema da Oceania.

Na contra-mão, outros países expandiram a rede de trólebus, sobretudo na Europa. Aqui no Brasil o sistema já correu risco de ser extinto, mas ganhou novo fôlego com veículos mais modernos e a reforma da rede elétrica.


Por Renato Lobo
Informações : Portal Via Trolebus
Fonte  :  meutransporte.blogspot.com.br




sábado, 27 de junho de 2015

AUTO VIAÇÃO CRUZEIRO VAI ASSUMIR LINHAS DE 3 EMPRESAS.

AUTO VIAÇÃO CRUZEIRO vai Assumir Linhas Interestaduais de Três Empresas nos Estados de ALAGOAS , PARAÍBA e PERNAMBUCO.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Texto : Josivandro Avelar
Fotos : JC Barboza / João Victor



A Auto Viação Cruzeiro, marca do Grupo Progresso, vai assumir as linhas interestaduais das empresas Leão do Norte (também pertencente a Progresso), Princesa do Agreste e Jotude, ampliando a cobertura interestadual do grupo pernambucano. São ao todo 14 linhas, sendo três delas com destino a Paraíba.


4739- Linhas da Leão do Norte

A Cruzeiro deve assumir as linhas Recife X Campina Grande, Recife X Ingá, Recife X Paulo Afonso e Timbaúba X Campina Grande.



Resolução nº 4739, de 03 de junho de 2015

Autoriza a transferência de serviço da empresa Rodoviária Leão do Norte Ltda. para Auto Viação Cruzeiro Ltda.

A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no uso de suas atribuições, em conformidade com o disposto nas Resoluções nº 2.868, de 4 de setembro de 2008, nº 3.076, de 26 de março de 2009, e nº 4.306, de 8 de abril de 2014, fundamentada no Voto DAL - 177, de 3 de junho de 2015, e no que consta do Processo nº 50500.042594/2015-58, RESOLVE:

Art. 1º Autorizar o pedido de transferência dos serviços de transporte rodoviário interestadual de passageiros, operados no regime de Autorização Especial, Recife (PE) – Campina Grande (PB), prefixo nº 04-0064-20; Timbaúba (PE) – Campina Grande (PB), prefixo nº 04-0064-21; Recife (PE) – Ingá (PB), prefixo nº 04-0064-22; e Recife (PE) – Paulo Afonso (BA), prefixo nº 04-0912-00, da empresa Rodoviária Leão do Norte Ltda. para a Auto Viação Cruzeiro Ltda.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


JORGE BASTOS
Diretor-Geral


Com a transferência, a Leão do Norte deve se focar nas linhas intermunicipais dentro do estado de Pernambuco.

4740- Linhas da Jotude


A Cruzeiro assumiu da Jotude as linhas Recife X Arapiraca, Recife X Palmeira dos Índios, Caruaru X Arapiraca e Garanhuns X Penedo.




Resolução nº 4740, de 03 de junho de 2015

Autoriza a transferência de serviço da empresa João Tude Transportes e Turismo Ltda. para Auto Viação Cruzeiro Ltda.

A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no uso de suas atribuições, em conformidade com o disposto nas Resoluções nº 2.868, de 4 de setembro de 2008, nº 3.076, de 26 de março de 2009, e nº 4.306, de 08 de abril de 2014, fundamentada no Voto DAL - 175, de 3 de junho de 2015 e no que consta do Processo nº 50500.021888/2015-46, RESOLVE:

Art. 1º Autorizar o pedido de transferência dos serviços de transporte rodoviário interestadual de passageiros, operados no regime de Autorização Especial, Recife (PE) – Penedo (AL), prefixo nº 04-0087-00; Recife (PE) – Arapiraca (AL), prefixo nº 04-0188-00; Recife (PE) – Palmeira dos Índios (AL), prefixo nº 04-1074-00; Caruaru (PE) – Arapiraca (AL), prefixo nº 04-1118-00; e Garanhuns (PE) – Penedo (AL), prefixo nº 04-1314-20, da empresa João Tude Transportes e Turismo Ltda. para a Auto Viação Cruzeiro Ltda.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

JORGE BASTOS
Diretor-Geral


A Jotude estava praticamente extinta. Outras linhas, intermuncipais e interestaduais, foram transferidas para a Coletivo Transportes. A transferência das interestaduais que hoje pertencem a Coletivo até aqui ainda não saiu.

4731 - Linhas da Princesa do Agreste

A Cruzeiro deve assumir da Princesa do Agreste as linhas Recife X Crato, Recife X Teresina, Caruaru X Juazeiro do Norte, Recife X Floriano, Araripina X Floriano e Floriano X Imperatriz - Via Grajaú.



Resolução nº 4741, de 03 de junho de 2015

Autoriza a transferência de serviço da empresa Lourival José da Silva (Auto Viação Princesa do Agreste) para Auto Viação Cruzeiro Ltda.

A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no uso de suas atribuições, em conformidade com o disposto nas Resoluções nº 2.868, de 4 de setembro de 2008, nº 3.076, de 26 de março de 2009, e nº 4.306, de 8 de abril de 2014, fundamentada no Voto DAL - 176, de 3 de junho de 2015 e no que consta do Processo nº 50500.042598/2015-36, RESOLVE:

Art. 1º Autorizar o pedido de transferência dos serviços de transporte rodoviário interestadual de passageiros, operados no regime de Autorização Especial, Recife (PE) – Crato (CE), prefixo nº 04-0021-00; Recife (PE) – Teresina (PI), via BR-116, prefixo nº 04-0131-00; Caruaru (PE) – Juazeiro do Norte (CE), prefixo nº 04-0248-00; Recife (PE) – Floriano (PI), prefixo nº 04-0876-00; Araripina (PE) – Floriano (PI), prefixo nº 04-1087-00; e Floriano (PI) – Imperatriz (MA), via Grajaú (MA), prefixo nº 18-0419-00, da empresa Lourival José da Silva (Auto Viação Princesa do Agreste) para a Auto Viação Cruzeiro Ltda.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

JORGE BASTOS

Diretor-Geral


Somente a linha Salgueiro X Juazeiro do Norte não foi transferida.
As três resoluções foram publicadas no Diário Oficial da União e no site da ANTT. Não se sabe exatamente se esta será uma extensão do que já existe como Progresso, ou se a Cruzeiro operará de forma completamente independente.


quinta-feira, 25 de junho de 2015

NOVOS ÔNIBUS COMEÇAM A CHEGAR A MOSSORÓ.

DOS 35 ÔNIBUS , 30 VÃO ATUAR PELAS LINHAS DE MOSSORÓ E 5 VÃO FICAR COMO RESERVA. 

Por Fidel Nunes
Fotografia: Gildo Bento




A nova frota de ônibus coletivos que vai atuar a partir deste mês em Mossoró já começou a chegar à cidade. Com veículos novos e seminovos, a nova frota dispõe de acessibilidade e ar-condicionando, gerando mais segurança e conforto para os usuários. Dos 35 ônibus, 30 vão atuar pelas linhas de Mossoró e cinco vão ficar como reservas. 85% da nova frota tem acessibilidade e 90% conta com ar-condicionado. 


Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne, à medida que os ônibus forem chegando à cidade eles vão passar pela vistoria e posteriormente pela adesivagem. Os novos ônibus ainda vão receber o sistema de bilhetagem eletrônica e só depois de concluir esse processo que eles poderão circular pelas ruas. Através da implantação da bilhetagem, os ônibus vão poder reconhecer as carteiras de gratuidade dos idosos e deficientes e a meia entrada dos estudantes.




Os ônibus dispõem de 47 assentos, sendo sete próprios para cadeirantes, um para obeso e 39 no tamanho padrão. A vistoria nos coletivos se iniciou na tarde de quarta-feira, 3, e foi observadas as partes mecânica, sinalização, buzina e toda a funcionalidade do veículo. A vistoria em cada ônibus dura aproximadamente 40 minutos e será feita por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB). 

Informações  :  Prefeitura Municipal de Mossoró
Fonte  :  busaodenatal.com.br


quarta-feira, 24 de junho de 2015

RECIFE : NOVA LINHA LIGA ZONA NORTE AO RIO MAR.

NO RECIFE , NOVA LINHA DE ÔNIBUS LIGA ZONA NORTE AO RIO MAR.

Os usuários de ônibus da Zona Norte do Recife terão mais uma opção de linha para a Zona Sul da cidade, desde sábado (6). A linha 518 - Apipucos/RioMar sairá do Parque da Macaxeira e ligará bairros como Apipucos, Casa Forte, Parnamirim, Jaqueira, Graças e Derby, ao Shopping RioMar, localizado no bairro do Pina. 


A nova linha irá operar com sete ônibus rodoviários, realizando 48 viagens por dia e circulará, inicialmente, de segunda a sábado, das 6h30 às 20h, com tarifa de R$ 4,60. Como as demais linhas opcionais, serão aceitos somente os VEMs Trabalhador e Comum, além do pagamento em dinheiro. 

Confira abaixo todo o itinerário desta linha:

Parque da Macaxeira/Shopping Rio Mar: Rua Cel. João Batista do Rêgo Barros (Terminal), Ponte sobre o Açude de Apipucos, Rua de Apipucos, Av. 17 de Agosto, Av. Parnamirim, Av. Rui Barbosa, Praça do Entroncamento, Av. Gov. Agamenon Magalhães (pista local), Av. Gov. Agamenon Magalhães, Ponte Papa João Paulo II (José de Barros Lima), Viaduto Capitão Temudo, Ponte Governador Paulo Guerra, Alça de acesso ao RioMar Shopping, Via interna do Shopping RioMar com ponto de retorno na parada 010350. 

Rio Mar Shopping/Parque da Macaxeira: Via de contorno do RioMar Shopping, Rua Amador Bueno, Rua Dr. Dirceu Velloso Toscano de Brito, Rua Manuel de Brito, Túnel sob a Rua Herculano Bandeira, Av. Eng. Antônio de Góes (pista da esquerda), Ponte Gov. Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo, Rua Juiz César Barreto, acesso à Ponte José de Barros Lima, Ponte José de Barros Lima, Av. Gov. Agamenon Magalhães (1º acesso a via local), Praça do Parque Amorim, Rua Dr. Bandeira Filho, Av. Conselheiro Rosa e Silva, Estrada do Arraial, Rua Des. Góis Cavalcante, Av. 17 de Agosto, Rua de Apipucos, Ponte sobre o Açude de Apipucos, Rua Cel. João Batista do Rego Barros, Parque da Macaxeira.


Informações : GRCT
Fonte   :   meutransporte.blogspot.com.br


OS NOMES PODEM SER OUTROS, MAIS A PINTURA É INCONFUNDÍVEL.

Enquanto a Burocracia da ANTT não for Completamente Resolvida, as Linhas de cada Empresa Terão Que Rodar com o Nome de Suas Titulares.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto : Josivandro Avelar
Fotos : Lenílson Pessoa


A Empresa Auto Viação Progresso agregou ao seu portfólio linhas interestaduais que pertenceram as empresas Princesa do Agreste e Jotude - esta última criada a partir da cisão da própria Progresso. Só que enquanto a burocracia da ANTT não for completamente resolvida, as linhas de cada empresa terão que rodar com o nome de suas titulares. Por conta disso, alguns veículos da Progresso - a maioria próxima de ser baixada da frota - rodam com os nomes das empresas anteriormente citadas.



Com isso, carros da Progresso que operam as interestaduais da Jotude operam com o nome da Jotude. Nome esse que é uma referência a João Tude de Melo, que vem a ser o fundador da Progresso - como anteriormente citado, a Jotude era uma cisão da Progresso. A empresa encerrou as suas atividades e as linhas foram transferidas para a Progresso, mesmo as que a Coletivo operava.
A Princesa do Agreste ainda roda com carros próprios, mas há algum tempo tem sido auxiliada pela Progresso na operação das linhas. Antes com uma discreta placa de "a serviço", o nome da Princesa do Agreste agora está na carroceria do carro. 



Mas as linhas e cores da Progresso ainda se fazem presentes nos mesmos, pois os carros são da Progresso - no caso da Jotude, deve se repetir o processo burocrático da ANTT de transferência de titularidade das linhas operadas pela mesma. Até lá, essa cena deve ser comum de ser vista.


segunda-feira, 22 de junho de 2015

CAMPINAS RECEBEU 41 ARTICULADOS.

O TRANSPORTE COLETIVO DE CAMPINAS RECEBEU 41 NOVOS ARTICULADOS.


O sistema de transporte coletivo de Campinas recebeu uma nova frota de 41 ônibus articulados na quarta-feira (6). O investimento da VB Transportes e Turismo – concessionária do transporte coletivo urbano da cidade – é de R$ 34 milhões e foi feito por meio de uma linha de financiamento do Banco Volvo e do Finame do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Os 41 novos ônibus foram entregues à cidade no dia  06, às 10h30, pelo diretor da VB Transporte e Turismo, Belarmino da Ascenção Marta Júnior. A cerimônia aconteceu na Pedreira do Chapadão, com as presenças confirmadas do prefeito Jonas Donizete e do secretário de Transportes, Carlos José Barreiro.

“Com os novos veículos, a idade média cai para 3,8 anos. Serão beneficiados cerca de 1 milhão de passageiros por mês nas linhas de cor azul clara do Sistema InterCamp, que compreende a região do Ouro Verde, Vila União, Corredor Amoreiras, Campo Belo e Aeroporto de Viracopos”, diz Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), à qual a VB é associada.


Acessibilidade chega a 81%

Os 41 veículos são acessíveis. Com os novos ônibus, sobe para 81% o índice de acessibilidade na frota. Os ônibus são dotados de piso rebaixado ou elevador, para acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e balaústres emborrachados para direcionamento ao botão de parada.


Além disso, têm botão de parada com indicação em braile; espaço para cadeirantes; bancos para idosos, obesos e gestantes e encostos dos bancos mais altos, oferecendo maior conforto e comodidade aos usuários.

“Os ônibus articulados incorporam tecnologia de ponta no transporte coletivo. Eles têm capacidade para 159 passageiros, contra 70 nos ônibus convencionais. Isso representa ganhos significativos para a melhoria do sistema”, afirma Belarmino da Ascenção Marta Júnior, diretor da VB.

De acordo com Paulo Bradal, outra vantagem dos articulados é sua vida útil, bem mais longa que os ônibus convencionais, por terem suspensão mais reforçada. Com a entrada em operação dos novos veículos, a acessibilidade na frota da VB chega aos 81%. As linhas que receberão os novos ônibus são a 1.17 - DIC VI – Corredor Central, 1.31 - Terminal Vida Nova e 1.90 - Jardim São Domingos.

Também foram beneficiadas com o investimento as linhas 1.54 - Terminal Vila União, 1.64 - Parque Tropical, 1.16 - Terminal Ouro Verde, pois os ônibus que operavam nos trechos que receberão os novos articulados serão remanejados. A mudança irá permitir que as linhas 1.54, 1.64 e 1.16 passem a operar com 100% da frota com veículos articulados nos dias úteis. Até agora, a 1.54 e a 1.64 operavam com ônibus articulados e convencionais enquanto a linha 1.16 contava apenas com ônibus convencionais.


Os novos ônibus, modelo Volvo B 340, que, segundo Bardal é um dos mais modernos da categoria. Contam com motor eletrônico, computador de bordo com diagnóstico de falhas e suspensão pneumática com controle eletrônico. Dispõem ainda de freios a disco com ABS e controle de tração e caixas de câmbio automáticas. Emitem menos poluentes, são mais confortáveis e geram menos ruídos.

Informações: Correio RAC
Fonte  :  meutransporte.blogspot.com


                                                   

domingo, 21 de junho de 2015

NOVO HORIZONTE E SENIOR 0KM.

NOVO HORIZONTE , DE CAMPINA GRANDE , E O SEU MARCOPOLO SENIOR 0KM EM 2014.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto / Fotos :
Ruan Silva


A campinense Novo Horizonte Turismo renova sua frota trazendo um micro-ônibus Marcopolo Senior modelo 2013 com o chassi Mercedes-Benz LO 916, sendo esse o primeiro do modelo desse chassi em Campina Grande e o segundo em empresas de turismo na Paraíba. O primeiro pertenceu a pessoense Tour Azul.


Além da avançada tecnologia BlueTec 5, que se destaca por motores mais potentes, econômicos e amigáveis com o meio ambiente, o LO 916 é um chassi que oferece maior capacidade de transporte de passageiros, graças à localização mais avançada do posto do motorista e maior PBT.


O 3627, como foi numerado a novidade da Novo Horizonte, veio na configuração rodoviária, com 31 poltronas reclináveis, som, dvd e tv, além do ar condicionado e vista eletrônica.




sexta-feira, 19 de junho de 2015

O THAMCO GENÉRICO.

COLON BUS , O THAMCO GENÉRICO.

Fonte : Lexicar
Fotos : Divulgação



A Companhia de Equipamentos Rodoviários Colon compõe o Grupo Claudino, conglomerado empresarial sediado em Teresina (PI), que teve origem num armazém de secos e molhados aberto por dois irmãos, em 1958, no interior do Maranhão.


O Grupo compreende mais de dez empresas dos mais diversos ramos industriais e de comércio, sendo a Colon, também instalada em Teresina, sua unidade de fabricação de implementos rodoviários. Em 1992 a empresa propôs-se a diversificar a linha de produtos apresentando a carroceria urbana Colon Bus, montada sobre chassi Mercedes-Benz OF – concebida e construída “em apenas 36 dias“, nas palavras da própria empresa. Como seria de esperar, o protótipo apresentado deixou visível a improvisação, quer pela baixa qualidade dos acabamentos, quer pela falta de originalidade das linhas, quase idênticas às da Thamco (de onde se originou parte da mão-de-obra da nova encarroçadora).


A produção em série deveria ser iniciada em três meses. Originalmente construído em aço, o produto seriado ganharia novas linhas e também seria fabricado em alumínio; haveria versões rodoviárias e para chassis com motor traseiro. Os pretensiosos planos da Colon, no entanto, não vingaram e, após a fabricação de algumas unidades com nova grade, um ano depois a produção foi descontinuada.



MARCOPOLO FORNECEU PARADISO 1800 DD PARA ANGOLA.

MARCOPOLO PARADISO 1800 DD PARA A MACON DE ANGOLA.

Fonte : Secco Consultoria de Comunicação
Foto : Marina Peluso Bueno da Silva



A Macon, maior operador de transporte de Angola, amplia a sua frota com cinco novos ônibus Marcopolo do modelo Paradiso 1800 Double Decker (dois pisos). As unidades, destinadas às linhas rodoviárias do país, Foram entregues durante a Feira Internacional dos Transportes e Logística 2014 (Expotrans), que aconteceu em Luanda, de 20 a 23 de novembro, e ficaram expostas no estande da empresa.



Segundo Paulo Corso, diretor comercial da Marcopolo, esta é a primeira venda do modelo Paradiso 1800 DD para empresas de Angola. “Estamos muito felizes por fechar este negócio. O país africano é um comprador tradicional de ônibus brasileiros e agora os usuários poderão conhecer os benefícios de segurança, conforto e confiabilidade dos nossos veículos rodoviários de dois pisos”, explica o executivo.

O Marcopolo Paradiso 1800 DD foi desenvolvido para oferecer o mais elevado padrão de qualidade disponível no mercado nacional e internacional. Com nível de conforto e comodidade comparável ao da primeira classe de voos internacionais para proporcionar uma viagem ainda mais agradável e prazerosa, o veículo tem capacidade para transportar 46 passageiros no piso superior, em poltronas semileito, e 12 no piso inferior, em poltronas leito. As poltronas são revestidas de couro e utilizam espumas especiais (viscoelástico) na região da cabeça e do pescoço, além de apoios de braço mais largos e macios.

Com chassi Mercedes-Benz O500RSD, o modelo conta com camarote para o motorista auxiliar, bar com geladeira e cafeteira, sistemas de áudio e vídeo com cinco monitores, ar-condicionado e sanitário. A iluminação do salão de passageiros utiliza LEDs, com luzes indiretas, que criam um ambiente de conforto visual e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque, que contam ainda com amplificadores de áudio individuais e integrados.

Fundada em 2001, para atender as linhas urbanas na cidade de Luanda, a Macon emprega atualmente 1.800 funcionários e realiza o transporte de passageiros por toda Angola, com uma frota de ônibus permanentemente modernizada para proporcionar mais segurança e conforto a seus clientes.


quarta-feira, 17 de junho de 2015

A PROGRESSO NO MARANHÃO.

A AUTO VIAÇÃO PROGRESSO ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS ESTADOS DO NORDESTE.

Fonte  : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto  : JC Barboza / João Victor
Fotos  : João Victor


Presente em todos os estados do nordeste, a pernambucana Auto Viação Progresso também tem suas linhas intermunicipais no estado do Maranhão. Oficialmente é apenas uma única linha, porém na prática essa linha dá origens a outras duas. Então podemos dizer que a Progresso tem 3 linhas intermunicipais no Maranhão.

A linha intermunicipal é São Luís x Estreito. Porém as linhas que ela opera diariamente são:

1. São Luís x Imperatriz via Buriticupu - Saídas as 20:00

2. São Luís x Grajaú via Barra do Corda - Saída as 20:30

3. São Luís x Carolina via Balsas - Saídas as 20:30



Uma curiosidade, Carolina é divisa com o Tocantins e com isso é a linha mais ao Norte que a Progresso tem, pois ela já margeia o Rio Tocantins nos limites da cidade de Carolina-MA e Filadelfia-TO. Ou seja, a Progresso chega na divisa com Tocantins.

Concorrência

Todas as linhas possuem uma forte concorrência. Veja:

1. São Luís x Imperatriz - No horário noturno a Progresso sofre com a concorrência de 2 horários oficiais da Açailândia, 1 da Aparecida, 1 da Satélite Norte. Isso somente no intervalo de tempo de 18 as 21:30. Durante o dia tem mais horários dessas concorrentes inclusive com a TTT.

A Progresso nessa linha cobra a tarifa de R$ 85,00, um dos menores valores no corredor São Luís x Imperatriz. Só perde para o horário convencional da Açailândia que é R$ 80,00.

Para conquistar mais seus clientes a empresa chegou a oferecer kit lanche durante esse trecho.

2. São Luís x Grajaú via Barra do Corda: Concorre com Açailândia e Marsoltur.

3. São Luís x Carolina via Balsas. Até Balsas ela concorre com a JR4000, Açailândia, Transbrasiliana. E até Carolina ela concorre com a Expresso VIP.


Juntamente com essas três linhas intermunicipais a Progresso também tem na capital, São Luís, o ponto de partida para linhas interestaduais de média distância como: São Luís x Natal, São Luís x Recife e São Luís x João Pessoa. Assim, a empresa ganhou mercado intermunicipal e interestadual com partidas de São Luís, cidade na qual ela tem a sua garagem/Ponto de Apoio para suas linhas pelo Maranhão.