segunda-feira, 31 de março de 2014

GIRE TRANSPORTES COM EURO V.

GIRE TRANSPORTES INOVANDO SUA FROTA COM ÔNIBUS EURO V .


   Novos ônibus já estão circulando pela zona sul do Rio de Janeiro, são 10 ônibus novos San Marino Neobus Mega, com chassi Mercedes Benz OF - 1721 Euro V, da Gire Transportes. Os novos ônibus na configuração convencional contam com ar condicionado.
  

    O registro foi feito nas ruas da cidade, a empresa opera as linhas 107 e 177, linhas que pertenciam a Transportes Amigos Unidos a alguns anos, e depois da licitação passaram para a Gire Transportes, que antes  se chamava Erig.


     Esta renovação veio na hora certa, com a grande demanda, os empresários que operam na região de Copacabana tiveram que reforçar as linhas.



FONTE  :  Projeto Mais ônibus
FOTOS  :  Renan Viera
TEXTO  :  Alexandre S. Britto

AS FINALISTAS DO CONCURSO DE PINTURA DA FRETCAR.

O PROJETO ESCOLHIDO SERÁ A NOVA PADRONIZAÇÃO VISUAL DAS EMPRESAS CAPITAL TRANSPORTES E VIAÇÃO MODELO, AMBAS DO GRUPO FRETCAR NA CIDADE DE ARACAJU.


   Além dos três primeiros colocados ( VEJA NA POSTAGEM DO DIA 12/03/2014 os três classsificados ), divulgamos agora os trabalhos pré-selecionados, ou seja, os dez finalistas. Tais projetos obedeceram aos critérios solicitados pela comissão julgadora do concurso. Confira:

Projetos finalistas (Por ordem alfabética)









FONTE   :  FORTALBUS.COM

TORINO DA COCA COLA

MARCOPOLO TORINO É FLAGRADO FAZENDO O TRANSPORTE DE FUNCIONÁRIOS DA RIO DE JANEIRO REFRESCOS, DISTRIBUIDOR DOS PRODUTOS COCA COLA.


    Durante uma viagem á garagem da SANTA MARIA, a equipe do maisonibus e do onibusexpresso se depararam com um carro bem interessante e bem difícil de ser registrado.


    Trata-se de um Marcopolo Torino, sobre chasi Volkswagen 17-230 OD Euro V, que faz parte do transporte de Funcionários da Rio de Janeiro Refrescos, Distribuidor dos produtos Coca Cola na Região de Jacarepaguá,


      O serviço foi feito por muitos anos pela CRUZEIRO DO SUL , que usava Viales ex- Pavunense e esse Urbanuss , de origem desconhecida.


     Agradecimento aos Motoristas e aos ajudantes da Empresa, que disponibilizaram seu tempo para que as equipes pudessem realizar as fotos.

FONTE  :  Projeto Mais ônibus
TEXTO E FOTO  :  Rodrigo Miguel
REDAÇÃO  :  Projeto Mais ônibus



domingo, 30 de março de 2014

EMPRESAS E SEUS PREFIXOS - PARTE 1.

A IDENTIFICAÇÃO DE UM VEÍCULO REPRESENTA MUITO MAIS QUE ESTÉTICA OU ORGANIZAÇÃO.

   A identificação de um veículo na frota de uma empresa representa muito mais que estética ou organização, faz parte do conceito da identidade visual dos veículos, vários critérios podem definir a personalização de uma frota que podem ser desde uma sequência lógica até mesmo superstição do proprietário.
     Além da numeração sequencial, bastante utilizada nas grandes frotas, alguns prefixos são curiosos, e seguem um critério original. No Ceará desde de 2009 , um sistema criado pelo Detran local limitou a personalização dos prefixos, que desde então, a identificação segue a seguinte : CÓDIGO DA EMPRESA + CÓDIGO DA LINHA REGULAR OU DE FRETAMENTO + Nº DE ORDEM DO VEÍCULO.
  Vejam agora , algumas formas curiosas de numeração de empresas que atuam ou deixaram de de operar no Transporte coletivo de passageiros do Ceará.
       RIO NEGRO E RÁPIDO JUAZEIRO
  Ambas pertencem ao Grupo empresarial Raimundo Ferreira, assim os veículos tinham prefixo sequenciais até alcançar a ordem 100, a partir dai , passaram a encaixar a seguinte  sequência intercalada : RIO NEGRO  " IMPAR " e RÁPIDO JUAZEIRO " PAR " .
   Na aquisição de veículos novos, Por exemplo, enquanto os prefixos 102, 104 e 106 eram da Rápido Juazeiro , ao mesmo tempo o 103, 105 e 107 pertenceria á Rio Negro.
      
 

   EXPRESSO BRASILEIRO
   Desde a fundação em 1973 , a EXPRESSO BRASILEIRO identificava sua frota através de uma sequência de 10 em 10, sempre números redondos, por exemplo : 480, 490, 500 e assim sucessivamente.
     No começo da década de 1990 a numeração passou a ser sequencial de Três números , antecedido pelo código laranja que representava o tipo de ônibus, por exemplo : 2006, 3001 e 5033, que representava respectivamente Micro ônibus , ônibus Convencional e ônibus de Grande Porte.

  

         IPÚ BRASÍLIA

   Desde os registros mais antigos, a IPÚ BRASÍLIA sempre usou o número 6 no final do prefixo, podemos então dizer que sua numeração era sequencial, porém, sempre terminada em 6, por exemplo : 456, 466, 476, 486 até os mais recentes 2016 e 2026.
       Outra curiosidade é que o digito anterior ao 6 nunca era o neumeral 3.
     

    VIPU

     Assim como a Ipú Brasília, empresa que deu origem á VIPU em 1988, toda sua frota, sem exceção, tinha que ter um número em especial, na VIPU, esse número era o 7, Sempre a frente do prefixo.
         A sequencia seguia a razão 7, ou seja, somando 7 em 7 tinha por exemplo : 7490, 7497, 7504, 7511 e 7518.


         FRETCAR 

     Desde quando a empresa operava somente no fretamento e turismo de ônibus sua frota utilizava apenas prefixos de ordem IMPAR , iniciando a partir do prefixo 301. Com o inicio das operações em linhas intermunicipais em 2002, os ônibus também receberam prefixos a partir do 501.
         Em 2008, com a mudança do controle acionário, a sequencia IMPAR permaneceu, porém, com prefixos iniciados a partir do 701 que atualmente já alcança a casa dos 900. Com a recente entrada no seguimento de turismo, os veículos serão da ordem 300.



        Assim como a pintura, a numeração dos veículos completava o conceito da identidade visual da empresa, adequando-se a cor , tamanho e padrão na carroceria do veículo. Embora eiraa agencia reguladora dos transportes no Ceará tenha descontinuado a liberdade de criação, a atual formatação teve como finalidade organizar o transporte regular e facilitar a identificação pelos usuários através dos oitos dígitos.

FONTE  :  Fortalbus.com.br
FOTOS  :  Acervo Busscar / Luciano Formiga / Luciano Ferreira
      

sábado, 29 de março de 2014

EMTU/SP CRIA LINHA SELETIVA DE OSASCO Á BARUERI.

LINHA 819TRO OSASCO ( Terminal Santa Maria ) - BARUERI ( Alphaville 3 / Bradesco - via Rodoanel ) ENTRARÁ EM OPERAÇÃO NESTA SEGUNDA 31/03/2014.

    A partir desta segunda-feira, dia 31/03, os usuários de Osasco terão nova opção de transporte com destino ao centro comercial e industrial de Barueri. A EMTU/SP criou a linha seletiva 819TRO Osasco (Terminal Santa Maria) – Barueri ( Alphaville 3/Bradesco), via Rodoanel Mario Covas, que será operada pelo consórcio Anhanguera. 


   A frota é composta por quatro ônibus rodoviários que proporcionam  mais conforto, com poltronas reclináveis.

    O novo serviço atenderá os usuários somente nos dias úteis. As partidas no sentido Barueri serão às 05:40, 06:00, 06:20 e 06:40. No sentido Osasco serão às 16:40, 17:00, 17:20 e 17:40, com tarifa de R$ 6,10.


   O ponto inicial será no Terminal Santa Maria, em Osasco, passando pela Rua Eugênio Pacelli, Avenida Victor Civita, Rua Paranaense, Avenida Novo Osasco, Avenida Flora, Avenida Internacional, Avenida Benedito Alves Turíbio, Rodoanel Mario Covas, Rodovia Pres, Castelo Branco, Avenida Piracema, Alameda Araguaia, Alameda Mamoré, Avenida Alphaville e Avenida Andrômeda.


Informações : EMTU
FONTE  :  Meutransporte.blogspot.com

sexta-feira, 28 de março de 2014

SPTRANS DIVULGA CRIAÇÃO E ALTERAÇÃO DE LINHA.

A CRIAÇÃO DE NOVA LINHA ENTRARÁ EM OPERAÇÃO A PARTIR DE 31 DE MARÇO , E A ALTERAÇÃO NA LINHA 8021/10 JD. MARIA LUIZA- BUTANTÃ A PARTIR DO DIA 05/04/2014 .



  • CRIAÇÃO DA LINHA 5013/31 JARDIM LUSO - SANTO AMARO

      A partir do dia 31 de março, a SPTrans informa a criação da linha 5013/31 Jd. Luso – Santo Amaro.
Para mais informações acesse www.sptrans.com.br ou ligue 156

5013/31 Jd. Luso – Santo Amaro
Ponto Inicial: Rua Vale da Vinha.
Ponto Final: Rua Desembargador Bandeira de Melo.
Ida - R. Vale Da Vinha, Av. Assembléia, Av. Conceição, Retorno, Av. Conceição, Av. Assembléia, Av. Garcia De Ávila, Av. Brás De Abreu, Pça. Tito Pacheco, Av. Estevão De Albuquerque, R. Giuseppe Boshi, Tr. Bauru, Av. Yervant Kissajikian, Rua Sargento Geraldo Santanna, R. Prof. Guilherme Belfort Sabino, Rua Santana, R. Niderau Felix Machado, R. Santo André, Av. Nossa Senhora do Sabará, R. Borba Gato, R. Br. De Duprat, R. Des. Bandeira De Mello.

Volta - R. Des. Bandeira De Mello, R. Carlos Gomes, R. João Alfredo, R. São Leônidas, Av. Washington Luiz, Av. Nsa. Sra. Do Sabará, Rua Santana, Rua Prof. Guilherme Belfort Sabino, Rua Sargento Geraldo Santana,  Av. Yervant Kissajikian, Tr. Bauru, R. Giuseppe Boshi, Av. Estevão De Albuquerque, Pça. Tito Pacheco, Av. Brás De Abreu, Av. Garcia De Ávila, Av. Ângelo Cristianini, R. Tomé Andrade, R. Iracema Capelatto Arruda, acesso a, Av. Garcia de Ávila, R. Vale de Gaios, Av. Assembléia, Av. Conceição, Retorno, Av. Conceição, Av. Assembléia, Av. Garcia De Ávila, R. Vale Da Macieira, R. Vale Da Vinha.

  • ALTERAÇÃO DE ITINERÁRIO NA LINHA 8021/10 NA REGIÃO DO BUTANTÃ

      A SPTrans informa que, com o objetivo de melhorar a operação do transporte público na região do Butantã, a linha 8021/10 - Jd. Maria Luiza- Butantã terá seu itinerário alterado, assim como seu ponto final, que passará da Rua Lucas de Leyde para a Av. Escola Politécnica.A medida entrará em vigor a partir do dia 05/04/2014.Confira abaixo o novo itinerário da linha:

Linha: 8021/10 Jd. Maria Luiza – Butantã

TP: Av. Escola Politécnica (sist. nº 6811350)

Itinerário

Sentido único: Av. Escola Politécnica, Rua Paulino Baptista Conti, Rua Profa. Abigail Alves Pires, prosseguindo normal até a Rua Paulino Baptista Conti, Rua José Vicente da Cruz, Av. Benedito de Lima, Av. José de Araújo Ribeiro, Av. Escola Politécnica.

Para mais informações referentes a linhas e itinerários, ligue para a central de atendimento 156 ou acesse o site www.sptrans.com.br.


Assessoria de Imprensa - SPTrans
FONTE  :  Meutransporte.blogspot.com



terça-feira, 25 de março de 2014

PB : MUDANÇA NO EMBARQUE DOS ÔNIBUS EM JOÃO PESSOA.

EMBARQUE NOS TRANSPORTES COLETIVOS DE JOÃO PESSOA PASSA A SER FEITO PELA PORTA DA FRENTE.

Fonte  : Portal Correio 
Matéria / Texto  : Ewerton Correia
Fotos  : Ewerton Batista / JC Barboza

   Os ônibus que operam nas linhas 304-Castelo Branco, 510-Tambaú/Praia e 517-Castelo Branco/UFPB/Epitácio, da empresa Transnacional (Unitrans), em João Pessoa, passaram por mudanças em relação à forma de embarque e desembarque. As alterações ocorrem desde o início de fevereiro.



   Nestas linhas, o passageiro que antes embarcava pela porta traseira agora deve entrar pela frente devido à mudança na posição das catracas, que foram colocadas para próximo do motorista. O desembarque nos veículos dessas linhas passa a ocorrer pela porta de trás.

  Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), as modificações visam trazer mais segurança, uma vez que a aproximação entre o motorista e o cobrador pode inibir a ação de assaltantes.

  Segundo o diretor de operações de trânsito da Semob, Cristiano Queiroz, o reposicionamento das catracas ainda ocorre de forma experimental e não prevalece para toda a frota da Capital. Ele diz que isso depende de uma autorização do superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, e ela só será concedida após estudos e resultados desses testes nas linhas de Tambaú e do Castelo Branco.


   As mudanças nas posições de embarque e desembarque em alguns transportes coletivos causou confusão entre os usuários pessoenses, que estão acostumados a utilizar a porta traseira como forma de entrada nos veículos.


O embarque pela porta dianteira é comum em frotas de várias cidades do país, como Recife/PE, Natal/RN, Campina Grande/PB,Maceió/AL, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.


domingo, 23 de março de 2014

EM MANAUS , PLATAFORMAS DA AUTAZ MIRIM SÃO LIBERADAS.

PLATAFORMAS DA AUTAZ MIRIM SÃO LIBERADAS PARA O FUNCIONAMENTO DO BRS .


   A partir de segunda-feira, 17/03, quatro linhas de ônibus passarão utilizar as oito plataformas do BRS da avenida Autaz Mirim para o embarque e desembarque de passageiros. Serão 52 ônibus articulados que saem do Terminal Jorge Teixeira – T4, fazem integração no Terminal São José – T5, ambos localizados na zona Leste, e seguem para as demais zonas da cida de.

Segundo o Superintendente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos – SMTU, Pedro Carvalho, a transferência dessas linhas da faixa da direita para a da esquerda representa melhorias no tempo de viagem praticado por elas. “Os ônibus do transporte coletivo circulam com mais facilidade na faixa da esquerda, porque nessa faixa não existem carros estacionados e nem ruas de acesso com veículos entrando e saindo. Há um significativo ganho na velocidade e uma diminuição no tempo de viagem que será percebida pelos usuários que utilizam essas linhas”, afirmou Carvalho.


   Este foi o segundo lote do BRS inaugurado de um total de quatro que totalizam 41 plataformas. O prefeito Arthur Neto destacou que nos próximos meses o BRS deve estar com a primeira fase toda em funcionamento podendo oferecer uma melhor qualidade no transporte coletivo oferecido a população.

Confira a localização das plataformas e as linhas que as utilizarão a partir de segunda-feira, 17:

Av. Autaz Mirim (ordem no sentido bairro/ Centro)

01 – Estação Platão
02 – Estação Bela Vista
03 – Estação Fuxico
04 – Estação 14º DIP
05 – Estação Evaldo Braga
06 – Estação Termoelétrica
07 – Estação Grande Circular
08 -  Estação Grande Família

Linhas da Plataforma:

600 - T4 / T5 / CENTRO
650 - T4 / T5 / TEFÉ / T2 / CENTRO
652 - T4 / T5 / V-8 / T1 / CENTRO
678 - T4 - T5 / V-8 / P. NEGRA  

Informações : d24am.com
Blog-  Meutransporte.com.br

BRS MANAUS COMEÇA A OPERAR COM 8 LINHAS.

LINHAS DA REGIÃO NORTE E LESTE PASSAM A UTILIZAR AS PLATAFORMAS DA AVENIDA CONSTANTINO NERY.

   Oito linhas de ônibus, oriundas das zonas Norte e Leste da cidade, passaram a realizar o embarque e desembarque de passageiros nas oito plataformas do sistema BRS (Bus Rapid Service) localizadas na avenida Constantino Nery. Este é o primeiro passo na implantação do sistema que permitirá que os ônibus do transporte coletivo circulem com mais velocidade e assim haja diminuição do tempo de espera nos pontos de parada.


    Segundo o titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos, SMTU, Pedro Carvalho, a implantação do BRS será feita de forma gradativa para que a população possa se adaptar às mudanças. “Não podemos implantar todo o sistema de uma vez. É preciso dar tempo para observar o funcionamento dele, se é necessário adotar medidas para aprimorá-lo e como a população vai se adaptar”, ressaltou Carvalho.

    Outras vias da cidade também deverão ter faixas exclusivas para a circulação de ônibus coletivo. Ainda neste mês, está previsto o início da sinalização indicando as faixas de circulação dos ônibus nas avenidas Umberto Calderaro (trecho entre Marciano Armond e Valério Botelho), Mário Ypiranga, Getúlio Vargas, Álvaro Maia (Boulevard), Coronel Teixeira. Nestas vias a pista exclusiva para os ônibus será do lado direito.




Como fica o trânsito

  O Manaustrans vai orientar os condutores durante os primeiros dias para que as novas regras de circulação sejam adotadas. Veja como fica o trânsito:

• Dentro da faixa delimitada pela cor azul devem circular somente os ônibus do BRS.

• Não será permitida a circulação de outros veículos na área restrita para os coletivos.

• O acesso à esquerda na Constantino Nery para a ponte de São Jorge, nesta fase de obras, será permitido apenas para os coletivos.

• Os demais veículos, para chegar ao bairro de São Jorge, deverão utilizar a alça inferior da Ponte dos Bilhares, retornar à Constantino Nery e, mais a frente, dobrar à direita em direção à avenida São Jorge.

• Também será fechado o canteiro central da Avenida Constantino Nery, na frente do Colégio Literatus. Veículos deverão fazer o retorno na alça da Arena da Amazônia.

• Após a fase de orientação, o Manaustrans vai fiscalizar.

Confira a localização das plataformas e as linhas que as utilizarão :

Av. Constantino Nery (ordem no sentido Centro/ Bairro)

01 – Estação Olímpico

02 – Estação São Geraldo

03 – Estação Bilhares

04 – Estação Tocantins

05 – Estação Chapada

06 – Estação Pedro Teixeira

07 – Estação Arena

08 - Estação Rodoviária

Linhas que utilizarão as plataformas:

300 - T3 -1 / CENTRO

448 - CIDADE DEUS / T1 / CENTRO

500 NOVO ISRAEL / T1 / CENTRO

560 - T4 / C.DEUS / N. CIDADE / T1 / CENTRO

640 - T4-3 / C.NOVA / T1 / CENTRO

652 – T4 / V-8 / T1/ CENTRO

Informações : d24am.com

quarta-feira, 19 de março de 2014

PB : STTP MODIFICA ROTA DE ÔNIBUS EM CAMPINA GRANDE.

MUDANÇAS FORAM FEITAS NAS ROTAS  TP- 4, 222, 022, 004, 220B, 202, 400 444

Fonte :  Fala prefeito PB
Foto  : Ruan Silva



   A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, comunica a alteração de rotas  de transporte coletivo a partir de segunda-feira, 10 de fevereiro, com modificações de rotas e itinerário, realizando ajustes em quadros de horários e adequação da capacidade de atendimento das linhas Vermelha, Amarela e Laranja.

  Conforme ordem de serviço, assinada pelo prefeito Romero Rodrigues, ampliando a Integração Temporal no sistema de transporte coletivo da cidade, a partir de segunda-feira, 10, entra em operação a rota  TP4, que é a segunda linha a fazer parte da integração temporal no sistema de ônibus da cidade, e que funcionará nos mesmos moldes da linha 245, que desde março do ano passado foi integrada ao sistema, interligando os bairros Catolé e Bodocongó

A nova Rota TP-4 é integrada por dez linhas e 28 rotas, com o seguinte itinerário: Rua Vigário Calixto (Amigão); Avenida Elpídio de Almeida (Campestre/Call Center); Rua João Quirino (Luiza Mota); Rua Pedro Leal (Banco do Brasil); Rua Alagoas; Rua Damasco; Conjunto Nenzinha Cunha Lima; Meninão; e Conjunto Santa Bárbara. Através da TP-4, os usuários poderão se integrar com as demais dez linhas e 26 rotas, sendo primeira ou segunda viagem, sem ter que pagar uma outra passagem, observando o prazo máximo de 60 minutos de uma catraca a outra. 
 
As rotas 222, 022, 220B e 202 também terão seus itinerários alterados, com atenção especial para os usuários dos bairros São José, Quarenta e Santa Rosa. A partir de agora os usuários destes bairros serão atendidos pela nova rota 400, que sairá direto do Centro, com percurso pela Rua Santa Rita e Rua do Sol, até chegar ao Conjunto Nenzinha Cunha Lima .AS ROTAS 222 E 022 – No sentido bairro, saindo do Terminal de Integração, seguirão direto pelas avenidas Floriano Peixoto e Dinamérica, e não mais pelas Ruas Pedro I e Almirante Barroso. AS ROTAS 202 E 220B – Sentido bairro/Centro seguirá direto pela Avenida Dinamérica e Avenida Floriano Peixoto, chegando mais rápido ao centro. Os passageiros com destino ao Hospital Pedro I e HU deverão embarcar na nova rota 400. Portanto, as rotas 222, 202, 022 e 220B não mais atenderão aos bairros do São José, Quarenta e Santa Rosa
 
NOVA ROTA 400 - LINHA VERMELHA - Para atendimento somente na área do bairro de Santa Rosa, a STTP está implantando a rota 400, que, a partir de agora o início de sua operação na linha vermelha, terá o seguinte itinerário: SANTA ROSA/CENTRO Nenzinha Cunha Lima, Rua José Martins Andrade/ Rua Pres. Costa e Silva / Rua do Sol / Rua Cônego J. Borges/ Rua Santa Rita/ Rua Pedro I/ Rua Melo Leitão/ Rua Santa Clara / Terminal de Integração e Floriano Peixoto (até o viaduto); CENTRO/SANTA ROSA - Floriano Peixoto / Terminal de Integração / Rua Dom Pedro II / Rua Siqueira Campos/ Rua Melo Leitão/ Rua Pedro I / Rua Santa Rita / Rua Cônego J. Borges / Rua do Sol / Av. Pres. Costa e Silva/ Rua José Martins Andrade/ Rua São Pedro / Rua Santa Cruz / Nenzinha Cunha Lima e Avenida Dinamérica. 


 
Outras alterações na linha vermelha: 

A Rota 004 - Irá fazer o seguinte itinerário: Catolé - Centro – Terminal de Integração. Os usuários que forem para o bairro do Santa Rosa deverão concluir o itinerário utilizando as rotas 404 444 e as novas rotas 400 e TP-4. A Rota 404 - Sentido Centro/Bairro terá o seguinte itinerário: Direto pela Rua Almeida Barreto, Rua Costa e Silva, Rua São Pedro, seguindo pela Rua Damasco, com retorno pela Rua Costa e Silva, seguindo itinerário normal
 
A Rota 444 – No sentido Bairro/Centro seguirá pela Rua José Martins de Andrade, Rua São Pedro e Rua do Sol, voltando pela Rua Costa e Silva e seguindo itinerário normalmente. A Rota 004 não mais atenderá o bairro de Santa Rosa, que agora também dispõe da rota TP-4, interligando Santa Rosa, Liberdade e Catolé, sem passar pelo centro da cidade, com o seguinte itinerário: Conjunto Santa Bárbara, Avenida Dinamérica, Rua Damasco, Rua Odom Bezerra, Rua João Quirino (Shopping Luiza Mota), Avenida Elpídio de Almeida (novo cal center) e Rua Vigário Calixto (O Amigão).