sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

JUIZ DE FORA TERÁ APLICATIVO PARA MONITORAR COLETIVOS.

JUIZ DE FORA TERÁ APLICATIVO PARA USUÁRIO MONITORAR ÔNIBUS COLETIVO.

Os usuários do transporte coletivo de Juiz de Fora terão à disposição, já a partir desta quinta-feira (4), um aplicativo gratuito que permite monitorar as linhas de ônibus da cidade em tempo real. A partir do programa, que é baixado em smartphones, o usuário poderá saber, por exemplo, quanto tempo terá que esperar até a chegada do seu ônibus, no ponto em que se encontra. O aplicativo também traz informações sobre os pontos, as linhas e suas locaizações. O programa é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), que fez o lançamento do projeto durante coletiva na tarde desta quarta-feira (3). 

De acordo com a Settra, todos os 5.200 pontos de ônibus do município foram mapeados. O aplicativo se chama CittaMobi, estará disponível para os sitemas Android e IOS e poderá ser baixado nas lojas virtuais dos sistemas. 


A ferramenta permite informar os pontos de ônibus mais próximos de onde o passageiro se encontra, ou em outro local desejado; disponibiliza as linhas que atendem a cada ponto da cidade, com a previsão de chegada dos ônibus com até duas horas de antecedência; informa se os ônibus são adaptados para deficientes; marca as linhas e pontos de ônibus preferidos ou mais utilizados; visualiza os arredores do ponto escolhido, com o recurso Street View, do Google Maps; informa os pontos de parada e o tempo previsto para se chegar a cada um dos pontos; possibilita habilitar um alarme para que o passageiro saiba que se encontra próximo do ponto onde irá descer; e informa todo o percurso da linha utilizada, quantos ônibus estão circulando nesse percurso no momento da consulta e onde se encontram.

O aplicativo faz parte do projeto "No Ponto", que compõe todo o sistema de monitoramento do transporte público em Juiz de Fora. Além da ferramenta para smartphones, o projeto inclui a Central de Controle e Monitoramento (CCM), que está em fase de implantação pela Settra. Tanto o aplicativo quanto a CCM operam através de dados recebidos via GPS.

Durante a coletiva na Prefeitura, também foi anunciado que as linhas do Bilhete Único serão expandidas. De acordo com Bruno Siqueira, outras seis linhas vão entrar em operação até o final deste mês. Atualmente, são quatro. A perspectiva é de que, até o fim do ano que vem, toda a cidade seja atendida com o Bilhete Único.

Informações : G1 Zona da Mata
Fonte e Foto : Blog meutransporte.blogspot.com
 


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