quarta-feira, 29 de outubro de 2014

RN : TERMINAL NO PAJUÇARA , AGORA SOMENTE EM LEMBRANÇAS.

Por Josenilson Rodrigues - Busão de Natal



Fundado em 23 de Julho de 1993, o terminal de ônibus no conjunto do Pajuçara foi palco de muitos encontros e reencontros. 



Em sua fundação, o terminal de ônibus do Pajuçara I foi inaugurado na administração do Prefeito Engº. Aldo Tinoco Filho, com o Superintendente STU: Arq. Cleanto Barreto cujo o Diretor Presidente da empresa Transportes Guanabara era o empresário Olinto Gomes. Na época o presidente comunitário do Pajuçara era o Sr. Antônio Nunes da Silva.

Após seus 21 anos de existência, muita coisa no terminal mudou. As ruas que eram de barro hoje são asfaltados. O terminal que começou pequeno sempre ganhou forma e melhorias arquitetônicas que com o tempo foram revitalizados e melhorados para melhor abrigar funcionários e usuários da comunidade.




Com tantos encontros e reencontros muitas histórias estão apagados ao meio de um espaço que servirá ao progresso o futuro da melhoria na mobilidade urbana de Natal. Quando criança, bem criança, lembro dos velhos ônibus de motor traseiro se arrastando ao meios das ruas completamente esburacadas e cheias de lama, na Av. Tocantínea tinha pontos que não existia buracos e sim verdadeiras crateras. 




Foi neste terminal, que tive o prazer de conhecer o primeiro micro ônibus adaptado da empresa Transportes Guanabara. Quem é que não lembra do 1262, o único Neobus da história da empresa? Pois bem, antes deles, tinhas os pequenos ligeirinhos que circulam em grande estilo na linha 16A.



Foi nesse terminal, que vi a unificação da linha 15 com a linha 16. Foi nele também, que vi a primeira linha de ônibus da Guanabara a operar nas antigas estações de transferência na época em que só existia uma única estação e os ônibus circulavam com um adesivo alguns em cor Azul e outros em Vermelho escrito: Estação de Transferência.

Ah saudades vai deixar esse terminal. Mas se é para o bem coletivo, que venha o progresso!


FONTE  :  busaodenatal.com.br
FOTOS  :  Adamis Araujo / Daniel silva / Josenilson Rodrigues


Nenhum comentário: