sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ESPECIAL BOMFIM - PARTE 1

BOMFIM ; INOVANDO A 6 DÉCADAS , VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR.

 A EMPRESA SENHOR DO BOMFIM marcou época e ajudou no desenvolvimento do seu estado de origem , o Sergipe. Ela nasceu modesta, cresceu e se tornou uma empresa de grande marca de identificação com a população dos estados que atende.Um pouco da história da grandiosa Bomfim que será eterna na cabeça de quem ajudou a crescer e no passageiro sem bem atendido pela empresa.
  Tudo começou na década de 40.....
                  
                  
                  
                  
                  

   Com uma frota constituída de 22 Marinetes ( ônibus com bagageiro no teto, motor dianteiro e 20 poltronas tipo metropolitana, que , frequentemente, quebravam em função das péssimas condições da estrada ), a Expresso Senhor do Bomfim surgia na década de 40 para transportar cidadãos Aracajuanos para os emergentes municípios sergipanos como Propriá, Tobias Barreto , Itabaiana e Lagarto.
    A operação da empresa era muito complicada , as estradas em péssimas condições tiravam o conforta da já não muito confortável Marinete, que se agravava ainda mais com as frequentes quebras e a demora nas viagens. Era fácil perder passageiros para as concorrentes pau-de-arara que nas condições viárias da época eram muito eficientes ao trafegar por essas estradas. Diante dos problemas operacionais , o seu fundador Marinho Tavares se viu sem dinheiro para recuperar ônibus e manter a empresa em funcionamento levando a BOMFIM a quase falência , a partir dai entra na história da BOMFIM o Senhor José Lauro da silva.
     JOSÉ com 18 anos casou-se com Gilza, filha de um importante comerciante de ITABAIANA, Oviêdo Texeira que vem a ser primo do dono da bomfim, Marinho Tavares. Oviêdo adquiriu as Marinetes da sucateada Expresso Senhor do BOMFIM e tocou o seu negócio, assim em 24 de Fevereiro de 1960 é inaugurada a EMPRESA SENHOR DO BOMFIM, operando inicialmente as linhas ARACAJU / PROPRIÁ , ARACAJU / NEÓPOLIS e ARACAJU / BREJO GRANDE. Neste mesmo ano as Marinetes foram substituídas por 3 ônibus modernos, pouco tempo depois a EMPRESA SENHOR DO BOMFIM adquiriu a EMPRESA JORDÃO ultrapassando as fronteiras de SERGIPE e chegando á SALVADOR através da linha ARACAJU / SALVADOR.
      Para assegurar as viagens e cumprir o seu itinerário a empresa investiu em sua oficina mecânica e colocou 6 tratores ao longo das estradas , com os quais poderia romper barreiras como buracos, atoleiros e troncos de árvores. 
     Em 1961 a empresa Bomfim aumentou ainda mais suas áreas com o seu atendimento depois de comprar a EXPRESSO SANTO ANTÔNIO ( chegandom aos Municípios de ITABAIANINHA e TOBIAS BARRETO ) ,  a VIAÇÃO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS de itabaianinha e da EMPRESA SÃO PAULO chegando dessa vez as cidades baianas de JEREMOABO e PAULO AFONSO.
     Em 1963 aconteceu a investida mais ousada incorporando a O. MACEDO, que dispunha de 27 viaturas , adquirindo veículos de última geração e top de linha.
       Em 1964 , SERGIPE enfrentou 360 dias de consecutivos de chuva, levando por água abaixo a ponte de ITAPORANGA , que era o único acesso para o resto do país, a BOMFIM passou a fazer baldeação, os passageiros iam de ônibus até a ponte e através de canoas entravam em outro ônibus do outro lado.
      Em 1965  a empresa inaugurou seu primeiro parque rodoviário, estrutura que centralizou em um só lugar a garagem e os setores administrativos e de serviços.
     No ano de 1967 , antes mesmo do surgimento das Br´s , inaugurou o serviço leito em SERGIPE.Neste mesmo ano comprou a frota da NOGUEIRAS e implantou a linha ARACAJU / ITABUNA, no mesmo ano trouxe o primeiro ônibus leito a solo sergipano. " Naquele tempo , ninguém acreditava que pudesse existir um ônibus com uma cama dentro".
       Em 1968, a empresa foi pioneira ao colocar seus ônibus em Balsas que interligavam os estados de SERGIPE e ALAGOAS e inaugurar a linha ARACAJU / MACEIÓ. Em 1977, foi inaugurado o primeiro serviço executivo que culminou no surgimento do serviço TOP CLASS ( os ônibus top de linha , que prestam um serviço 5 estrelas, simbolo do padrão de qualidade BOMFIM ) , Com o top class , já nos anos 90 , surgiram as " salas de autoatendimento ao cliente e as salas vip", distribuídas pelos principais terminais Rodoviários incluídos nos itinerários da BOMFIM.

   * GRUPO BOMFIM EM OUTROS SEGUIMENTOS

    - HOLDING URBANA / BOMFIM URBANA



     José Lauro começou a ampliar seus negócios na área de transportes em 1972, quando o então prefeito de Aracaju, Aloísio de Campos, decidiu abrir concorrência pública para a exploração do transporte urbano , tendo em vista o deficitário sistema de kombi Auto-lotação. Apesar dos violentos protestos dos kombeiros o processo foi até o final, vencendo o certame licitatório a EMPRESA SENHOR DO BOMFIM. Em 20 de Abril nasceu a BOMFIM URBANA, operando inicialmente com 20 ônibus, ampliando a sua frota em dois anos para mais de 80 ônibus.
     
     - VIAÇÃO SÃO PEDRO ( ARACAJU E SALVADOR )
 




  
    A empresa foi criada em 1978 para operar exclusivamente no transporte urbano de ARACAJU , herdando a frota, as linhas e a estrutura da BOMFIM URBANA. Em 1994, uma concorrência aberta pela então prefeita de SALVADOR , Lídice da Mata , escolheu a empresa do Grupo BOMFIM para operar as linhas da Estação Pirajá.

     * DIVISÃO DO GRUPO
   
    Na longa caminhada de mais de 40 anos , José Lauro , faz questão de reconhecer o apoio dos irmãos. Luciano Ocupava o cargo de vice- presidente da Bomfim Interestadual, Laelson geria a BOMFIM URBANA. Ainda participavam o mais velho, Luís e o caçula , Liomar, respondendo pelas linhas intermunicipais.

     - BARRAMAR






                                         REALIZAÇÃO :

Sem Título-3
CLUBE DOS FANÁTICOS POR ÔNIBUS DE SERGIPE                                               
blog banner 1
urbaianos.wordpress.com
                                             

Cbus
CAMAÇARIBUS
                                                    

Nenhum comentário: