sábado, 29 de setembro de 2012

ESPECIAL CETURB-GV

  A COMPANHIA DE TRANSPORTES URBANOS DA GRANDE VITÓRIA.

      Em 1984 foi criada  Companhia de Transportes da Grande Vitória-CETURB-GV, como uma empresa pública vinculada a secretaria de estado dos trasportes e obras públicas. No período de 1986  a 1989 foram priorizadas ações técnicas para melhoria da qualidade e produtividade, ao mesmo tempo em que foram preservadas todas as histórias e memória do sistema anteriormente gerenciado pelo Detran-ES.
              Em 1989 , com a construção do primeiro terminal urbano de integração de passageiros em ; Carapina, Serra e com a aquisição pelo governo do estado, do primeiro lote dos modernos ônibus tipo Padron, iniciou-se a efetiva implantação do sistema TRANSCOL, agora já com nova estrutura física, operacional e tarifário, iniciando-se o modelo de operação tronco-alimentador em substituição ao modelo radial concêntrico.
              Hoje o sistema TRANSCOL conta com 10 terminais de integração, de onde é possível fazer conexões e se deslocar para qualquer parte dos 5 municípios da grande Vitória que são atendidos pelo sistema,pagando somente uma passagem.No domingo , a tarifa é a metade do preço, é um programa da CETURB para incentivar a população a utilizar o transcol para passeio e laser.
               São ônibus executivos que circulam em todos os cinco municípios . Em Cariacica, Viana, Vila Velha, Vitória e na Serra, os ônibus circulam em todos os dias da semana das 5:00 as 24:00 horas, em uma área de 1.461 km quadrados e uma população de 1.624.837 ( censo de 2007), que representa 48,47% da população da estado da Espirito Santo.


FONTE : Fortalbus.com

Nenhum comentário: